Mais de 100 crianças participam da ‘Temporada Literária’, em Autazes

As ações foram realizadas durante a programação de aniversário de 62 anos do município. O pequeno José Raimundo, de 12 anos, que estava vendendo churros, foi um dos participantes

Manaus – A população do município de Autazes (a 113 quilômetros a sudeste de Manaus) recebeu projetos de incentivo à leitura durante a programação de aniversário de 62 anos do município, por meio de ações da ‘Temporada Literária’, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O Programa Mania de Ler e a Feira de Troca de Livros comoveu crianças e agitou a população, no último sábado (3).

A kombi do projeto ‘Biblioteca Volante’ teve a participação de 175 crianças, que visitaram o Parque da Juventude, localizado na área Central da cidade. O pequeno José Raimundo, de 12 anos, estava vendendo churros quando foi convidado a fazer parte de uma roda de leitura promovida por agentes do projeto.

“Eu ia escutar só uma história, mas ela leu três livros. Ainda não sei ler, por isso preciso de ajuda”, disse o pequeno José Raimundo, de 12 anos (Foto: Divulgação/SEC)

José contou que mora com a tia e desde pequeno a ajuda com as despesas da família. Ele ainda se emocionou enquanto ouvia a gerente do Programa Mania de Ler, Oiana Couto, contar algumas histórias. “Achei muito bonito ela ler para mim. Eu ajudo a minha tia vendendo churros e quando passei por aqui resolvi parar para ouvir. Eu ia escutar só uma história, mas ela leu três livros. Ainda não sei ler, por isso preciso de ajuda. Foi muito legal o que ela fez. Eu gostei”, disse José.

O menino recebeu exemplares de livros infantis de fácil compreensão e ficou agradecido com a ação. “Vai me ajudar bastante para eu ir aprendendo aos poucos”, ressaltou.

Ao todo, 175 crianças participaram da mediação de leitura. A gerente administrativa do Mania de Ler, Oiana Couto, considera a ação deste fim de semana uma forma de estimular a atividade de leitura no interior do Amazonas. “Eu acredito que a oportunidade de ter acesso aos livros e à leitura é o descobrimento de novos mundos, outras realidades, uma oportunidade de vislumbrar novos horizontes para o futuro”, considera.

Troca de livros

E não foi somente o Mania de Ler que agitou os moradores da cidade. A Feira de Troca de Livros fez dezenas de pessoas voltarem até suas casas para separar livros usados para trocar por outras opções. É o caso da servidora pública Debora Souza.

“Eu passei na banca para dar uma olhada e achei muito interessante o livro ‘A Cabana’, que eu já tinha procurado aqui na cidade, mas sabia que só ia encontrar em Manaus. Foi aí que eu voltei em casa e separei alguns livros que eu já tinha lido e troquei por outros. Foi a oportunidade que eu procurava pra ter aquele livro”, comentou.

‘A Cabana’ foi a obra mais procurada pelos leitores de Autazes na Feira de Troca de Livros. Em seguida, houve a procura de livros religiosos, de autoajuda e de histórias em quadrinhos.

Atrações musicais

Para encerrar com chave de ouro, a Amazonas Jazz Band e o cantor Carlinhos do Boi levaram ritmo à festa de 62 anos de Autazes. Ao todo, 18 músicos da Amazonas Jazz Band apresentaram um repertório com grandes sucessos como ‘Tequila’ e ‘Chega de Saudade’. A apresentação aconteceu em um palco montado na praça Otaviano de Melo. Logo depois, Carlinhos do Boi levou os sucessos do folclore regional para animar a população da ‘terra do leite’.

Anúncio