Mais de 50 veículos pesados são autuados em Zona Máxima de Restrição

Operações de fiscalização continuarão em Manaus. Medidas são tomadas para aumentar a conscientização sobre as regras de trânsito

Manaus – Nesta sexta-feira (19), Fiscalização registrada 53 autuações por desrespeito às normas estabelecidas, nas principais avenidas da cidade, onde vigora a regulamentação específica para a circulação de veículos pesados. A quantidade de condutores autuados evidenciando a necessidade de maior conscientização por parte dos motoristas.

(Foto: Divulgação / IMMU)

As vias monitoradas incluem avenidas como Mário Ypiranga Monteiro, Djalma Batista e Constantino Nery, todas zonas máxima de restrição, onde o tráfego de veículos pesados é regulamentado. Nessas áreas, foram registradas 38 autuações. A avenida Ephigênio Salles, embora permita o trânsito de veículos pesados, exige que transitem, exclusivamente, pela faixa da direita, onde foram contabilizadas outras 15 autuações.

O diretor de Operações de Trânsito do pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Stanley Ventilari, destacou a importância da obediência às leis de trânsito para garantir a segurança e a harmonia nas vias urbanas. “É essencial que os motoristas de veículos de grande porte respeitem as regulamentações específicas. Não apenas por uma questão de legalidade, mas como um compromisso com a segurança de todos. A faixa da direita na avenida Ephigênio Salles é destinada a esses veículos, para evitar conflitos e garantir o fluxo contínuo do trânsito,” afirmou.

O IMMU reforça que continuará com as operações de fiscalização e que medidas são tomadas para aumentar a conscientização sobre as regras de trânsito. O objetivo é assegurar que a circulação de veículos pesados ocorra dentro da normalidade, seguindo as normas do código de trânsito nas vias urbanas, especialmente em áreas com restrições de tráfego.

Zona Máxima de Restrição

Os veículos com Peso Bruto Total (PBT), acima de 8 toneladas, são restritos de circular das 6h às 9h e das 17h às 20h. Para veículos com PBT acima de 16 toneladas, a restrição é aplicada no intervalo das 9h às 17h. Essa restrição funciona de segunda a sexta-feira.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Autorização

A circulação de caminhões nessas áreas, fora do horário estabelecido, só será autorizada após a emissão da Autorização Especial de Tráfego (AET). As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na avenida Urucará, 1.180, bairro Cachoeirinha, das 8h às 14h.

Os argumentos apresentados serão analisados pela diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.

Anúncio