Mais de 730 quilos de carne ‘vencida’ são apreendidos em barco, no Porto de Manaus

No total, 738 quilos de carne inapropriada para o consumo humano foram apreendidos pela Adaf. Embarcação com o produto tinha como destino o município de Tefé, no interior do Estado, onde seria comercializada

Manaus – A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu 738 quilos de carne vencida em uma embarcação com destino ao município de Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus), nesta quinta-feira (21). A ação intitulada ‘Operação Abutre’ foi realizada no Porto de Manaus/Roadway, no Centro da capital.

‘Operação Abutre’ apreendeu 738 quilos de carne vencida em barco no Porto de Manaus/Roadway (Foto: Djalma Jr/Sepror)

A carne estava imprópria para consumo humano. A embarcação continha traseiro e dianteiro de bovino. O responsável da carne apreendida será autuado pela Adaf. A multa varia de R$ 539,30 a R$ 7.340,00. O autuado terá 15 dias para defesa.

“A apreensão da carne que estava vencida dentro do porão de um barco, em condição totalmente inapropriada para o consumo, iria para um município do interior do Estado para ser vendida à população, como se pudesse ser consumida”, comentou o diretor-presidente da Adaf, Alexandre Araújo.

De acordo com os agentes fiscais da Adaf, a operação vinha sendo realizada desde janeiro, com o órgão fazendo o cadastramento de embarcações que saem e chegam a Manaus, além de orientações para transportadores que embarcam produtos de origem animal.

“A operação visa resguardar a sociedade de não consumir produtos impróprios que podem trazer sérios danos à saúde pública”, destacou Alexandre.

A carne apreendida foi descartada para o Aterro Sanitário Municipal de Manaus.

Carne apreendida seria vendida em Tefé. Produto foi descartado (Foto: Djalma Jr/Sepror)