Mais de 74 mil vagas são oferecidas na rede municipal de ensino em 2023

Entre as etapas do calendário de matrículas, está a destinada aos estudantes retardatários, que iniciou a partir desta terça-feira

Manaus- Com o ano letivo se iniciando, estão sendo oferecidas em Manaus, 74.651 novas vagas para estudantes ingressarem nas unidades de ensino coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante o mês de janeiro, os pais ou responsáveis realizam diversos procedimentos, como reordenamento, matrículas e transferências, por meio do endereço eletrônico

(Foto – Eliton Santos / Arquivo Semed)

Entre as etapas do calendário de matrículas, está a destinada aos estudantes retardatários, que iniciou a partir desta terça-feira (24). Essa fase inclui quem perdeu os prazos anteriormente e deve acessar o site para verificar os procedimentos pendentes.

Estatística
Até o momento, 4.928 novos alunos reservaram vagas para estudar nas escolas da Semed. A rede municipal tem capacidade para atender 297.940 estudantes. Para o atual ano letivo, 223.289 estudantes foram matriculados. Além disso, 58.251 alunos foram reordenados, procedimento em que o aluno é encaminhado para outra escola, por não haver continuidade do ensino na unidade onde finalizou o ano letivo. Outro dado são os 840 alunos transferidos de escolas dentro da rede municipal de ensino.

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste II é a área de Manaus que possui mais vagas disponíveis para atender os estudantes, sendo 13.544 novas vagas em 2023.

Educação Especial

Para este ano, também foram disponibilizadas 18.883 vagas para atender os alunos com deficiência. São duas vagas por turma para esse público. Além disso, a capacidade de atendimento conta com as classes especiais na rede, com total de 865 para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e 855 da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Creches
A matrícula para as creches municipais possui uma dinâmica diferente. Os pais ou responsáveis realizaram as inscrições para participar de um sorteio aleatório, em conjunto com a empresa de tecnologia Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), com a auditoria do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

As inscrições foram realizadas pelo site. Em 2023, inicialmente serão disponibilizadas 1.950 vagas para crianças de 1 a 3 anos, nas turmas do maternal 1, 2 e 3. O resultado será divulgado na próxima sexta-feira, 27/1.

A Semed possui 24 creches, número que chegará em 30 unidades, tendo em vista que seis estão em processo de construção, e serão entregues ainda neste primeiro semestre.

blank

(Foto – Eliton Santos / Arquivo Semed)

Anúncio