Manaus entre as dez em educação, diz Ideb

As escolas da Prefeitura de Manaus alcançaram a nota de 5,9 nos Anos Iniciais (AI) e 4,7 nos Anos Finais (AF). Os dados foram apresentados ontem pelo Ministério da Educação (MEC)

Manaus – A rede municipal de ensino de Manaus volta a crescer e alcança metas previstas para 2021, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2019 (Ideb 2019). As escolas da Prefeitura de Manaus alcançaram a nota de 5,9 nos Anos Iniciais (AI) e 4,7 nos Anos Finais (AF). Os dados foram apresentados nesta terça-feira (15), pelo Ministério da Educação (MEC). Com os resultados, a cidade se mantém entre as dez capitais brasileiras com o melhor desempenho na educação.

A nota do Ideb é composta pela nota da Prova Brasil e Fluxo Escolar (Foto: Semcom / Divulgação)

“Esse resultado reafirma Manaus como capital brasileira que se mantém na elite na educação pública, quando se trata do ensino público básicoParabéns a toda nossa equipe de educação, que é incansável nesse trabalho”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.O Ideb foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Em 2017, resultado anterior, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) obteve a nota de 5,8 nos AI, passando para 5,9 em 2019; e 4,6 nos AF, chegando a 4,7. Conforme dados divulgados pelo MEC, a educação pública municipal de Manaus vem crescendo a cada edição do Ideb. Em 2013, a educação do município ocupava a 20º posição no índice, com nota de 4,1, para os Anos Iniciais e 3,1, nos Anos Finais.

De acordo com secretária da Semed, Kátia Schweickardt, nos últimos anos, a rede municipal de ensino de Manaus apresentou resultados significativos relacionados à qualidade da educação. Com o apoio do prefeito Arthur e o empenho do exército de educadores que fazem parte da Semed.

“Elevamos a nossa taxa de aprovação, que hoje é de 95,1%, reduzimos o abandono a 0,7%, aumentamos nossa nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e temos alcançado cada vez mais destaque nos cenários nacional e internacional. O resultado do Ideb 2019 só vem reafirmar o compromisso da gestão em garantir um processo de ensino e aprendizado pleno e efetivo.

Mais uma vez conseguimos elevar as nossas notas. Isso só mostra o compromisso da gestão com a qualidade de vida de nossos alunos e familiares; cidadãos manauaras construindo, hoje, o amanhã de nossa cidade”, afirmou Kátia Schweickardt.

Formulação

A nota do Ideb é composta pela nota da Prova Brasil e Fluxo Escolar. A Prova Brasil é realizada em todos os anos ímpares e a divulgação dos resultados acontece sempre no ano subsequente.

Anúncio