Manaus- Manaus é o 15º pior município no Ranking do Saneamento 2024, ao perder três posições no último ano da gestão David Almeida na Prefeitura, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (20), pelo Instituto Trata Brasil (ITB), que avalia as cem cidades mais populosas do País.
A capital saiu da posição 83, no ano passado, para a 86, em 2024, com um indicador de tratamento de esgoto de apenas 21,79%, enquanto que o indicador de atendimento atinge 26,09%. Em relação ao indicador de atendimento de água, a taxa atingiu 99,49%, aponta o Trata Brasil.
O índice de tratamento de esgoto mostra, em relação à água consumida, qual a porcentagem do esgoto que é tratado. O indicador médio de tratamento de esgoto dos 100 maiores municípios foi de 65,55%, quase o dobro do nível de Manaus. Dos 20 piores municípios, sete são da região Norte, seis do Nordeste, cinco do Sudeste, um do Centro-Oeste e do Sul
Na conclusão do estudo, o instituto destacou que na 16ª edição do Ranking do Saneamento foi possível observar que quando comparado com os relatórios de anos anteriores, a configuração do grupo de melhores e piores nos indicadores de saneamento continua semelhante. Isto é, 14 dentre os 20 melhores seguem nesse conjunto pelo segundo ano consecutivo, algo que também é visto entre os piores, no qual, 18 dentre os 20 piores seguem nessa lista por duas edições seguidas, entre as cem mais populosas cidades brasileiras.
O Instituto Trata Brasil (ITB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que surgiu em 2007 com foco nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Tornou-se uma fonte de informação ao cidadão para que reivindique a universalização deste serviço mais básico e essencial para qualquer nação. O ITB produz estudos, pesquisas e projetos sociais visando conscientizar o cidadão comum do problema e, ao mesmo tempo, pressionar pela solução nos três níveis de governo.