Manaus registra segunda pior qualidade do ar no mundo, aponta World Air Pollution

O levantamento foi publicado pelo site do jornal ‘O Estado de S. Paulo’, (estadão.com.br) e aponta que o ar da cidade foi considerado “perigoso”

Manaus- As queimadas nos municípios próximos da capital fez Manaus registrar a segunda pior qualidade do ar do mundo, segundo a World Air Pollution, com dados oficiais de 130 países. O levantamento foi publicado pelo site do jornal ‘O Estado de S. Paulo’, (estadão.com.br) e aponta que o ar da cidade foi considerado “perigoso”, com graves danos à saúde da população.

(Foto: Simone Lima/ D24AM)

De acordo com o levantamento da Air Pollution, em um nível de poluição que considera até 50 (up/m³) um ar com boa qualidade e, a partir de 300, de qualidade perigosa, Manaus chegou a registrar 459, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (11).

O portal aponta que o índice considera o acúmulo de material particulado e gases poluentes como ozônio e monóxido de carbono, dentre outros. Segundo o ‘Estadão’, o valor apontado em Manaus foi inferior apenas aos 747 up/m³ de Siskiyou (Estados Unidos), mas superou Istambul (Turquia) e Distrito de Sediberg (África do Sul), que pontuaram 403 e 348, respectivamente, aponta o portal.

Anúncio