Manaus terá mutirão de agendamento para emissão da nova CIN, na segunda

Serão feitos todos os agendamentos para os atendimentos que acontecem a partir de terça (7)

Manaus – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejusc) iniciam, na próxima segunda-feira (6), um mutirão de agendamento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

(Foto: Divulgação Semcom)

No primeiro dia da ação, serão feitos todos os agendamentos para os atendimentos que acontecem a partir de terça (7), até sexta-feira (10), em uma força tarefa para a emissão dos documentos, que ocorrerá em 10 serviços de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) da capital.

O Amazonas emitiu, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), até setembro, cerca de 114.790 Carteiras de Identidade Nacional (CINs). Deste total, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela emissão dos documentos, mais de 18 mil estão nos postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), aguardando pelo solicitante.

Como checar se a CIN está pronta

A SSP-AM orienta ao cidadão que já solicitou a sua CIN, que pode e deve realizar o acompanhamento da emissão do documento no mesmo site em que realizou o agendamento. O link está disponível no site da SSP-AM e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), na aba “Consultar Agendamento”.

Outro meio disponibilizado pela SSP-AM é solicitar a informação para a Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública. Para isso a Secretaria deixa à disposição o número de WhatsApp (92) 99186-4344.

Após a confirmação de que o documento está impresso, o cidadão deve se deslocar ao PAC onde solicitou o documento e fazer a retirada. “Todo esse processo é muito importante porque o solicitante só vai à unidade quando tiver a certeza que o documento dele está apto para entrega”, frisou o diretor.

Versão digital

Os cidadãos do Amazonas que possuem a Carteira de Identidade Nacional (CIN), emitida pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), já podem solicitar a versão digital do documento por meio do aplicativo gov.br. A CIN Digital é segura e oferece facilidades ao usuário, como portar um menor volume de documentos e evitar a perda da identidade.

Passo a passo
Para as pessoas que já estão em posse da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Amazonas e desejam ter a versão digital do documento, basta seguir os seguintes passos:

1) Baixe o aplicativo do site/plataforma gov.br em seu smartphone e crie a sua conta, caso ainda não tenha;
2) Abra o aplicativo do gov.br e siga as instruções para realizar o cadastro e associar sua versão digital da CIN ao aplicativo. É necessário ter o Selo Prata ou Ouro associado ao cadastro. Todas as informações são esclarecidas durante o cadastramento;
3) Após fazer o login, selecione a opção “Carteira de Documentos”;
4) No Menu principal clique em “Adicionar documento”;
5) Selecione a Carteira de Identidade Nacional (CIN) na lista de documentos apresentada.

Anúncio