Manhã de brincadeiras beneficente é promovida para reforma de quadra de escola

Para ajudar nas obras de revitalização e cobertura da quadra poliesportiva usada pelos 342 alunos, o Instituto Fillipo Smaldone, que mantém um escola para surdos, promove uma manhã de brincadeiras neste sábado (28)

Manaus- Para ajudar nas obras de revitalização e cobertura da quadra poliesportiva usada pelos 342 alunos, o Instituto Fillipo Smaldone, que mantém um escola para surdos no conjunto Campos Elíseos, promove uma manhã de brincadeiras neste sábado, 28. A instituição conseguiu patrocínio de parte da reforma e vai promover a segunda edição do ‘Manhã Alegre’ para auxiliar o restante dos reparos.

O passaporte para a Manhã Alegre, no valor de R$ 10, será comercializado na escola, na Avenida Tókio, 100, do conjunto Campos Elíseos, no bairro do Planalto e também será vendido no dia do evento. A programação para as crianças e adolescentes prevê uma manhã de brincadeiras na piscina, com direito a futebol de sabão, brinquedo inflável e pula-pula, entre outros, segundo os organizadores.

Cerca de 200 crianças com deficiência auditiva recebem educação inclusiva na escola administrada por quatro irmãs Salesianas do Sagrado Coração. De acordo com uma das voluntárias, vizinha da escola, Janaína Ferreira, além das crianças surdas, crianças da comunidade também são atendidas na instituição que completou 34 anos em Manaus.

“É uma instituição que se mantém pela caridade de Deus. Os alunos surdos ficam o dia todo, tem aula, fazem todas as refeições na escola. A proposta do evento é a divulgação do espaço e que outras crianças venham ajudar, brincando, conhecendo a instituição e ainda colaborando para a reforma da quadra”, disse a voluntária.

Os recursos de parte da reforma foram conseguidos por meio do patrocínio do Banco Itaú. Segundo a assistente social da escola, Raquel Barbosa, o projeto financiado pela empresa contempla o piso e arquibancada da nova quadra, mas a instituição pretende com os eventos construir ainda a cobertura do local.

“À tarde temos atividades complementares como acompanhamento do reforço e o esporte. Nós sabemos que o esporte agrega muito. Com a realização deste sonho, isso vai fazer uma mudança geral na nossa escola, hoje ela (quadra) está toda quebrada, toda feia. Por meio deste projeto vamos ampliar o esporte, oferecer basquete e o vôlei”, disse Barbosa.

A escola tem convênio com as secretarias municipal e estadual de educação para a contratação dos professores, mas outros profissionais como psicólogos são custeados pela instituição que vive de doações e eventos beneficentes. “Convidamos as crianças para brincar, ser bem acolhido, participar e trazer a possibilidade de ajudar a realizar o nosso sonho”, afirmou a assistente.

Canonizado há 12 anos, o padre italiano Filippo Smaldone é fundador da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, considerado como pai e mestre dos surdos. Além de Manaus, a instituição tem unidades no Pará, Minas Gerais, Brasília e Fortaleza. Presente no Brasil, o instituto também está no Paraguai, África, e Maldívia.

“Aqui em Manaus estamos caminhando para o ensino bilíngue. Com o ensino da língua portuguesa e libras”, adiantou a assistente social. A escola atende crianças do maternal ao 9º ano do ensino fundamental. Brinquedos e lanches também serão comercializados no local, segundo a organização. O evento vai receber crianças e adolescentes de três a oito anos.

Anúncio