David manda inaugurar UBS que continua fechada para atendimento

A UBS que já existia há mais de 50 anos no reduto do prefeito David Almeida foi demolida e recebeu o nome da mãe do gestor

Manaus – A Unidade de Saúde da Família (USF) Rosa Pereira de Almeida, antiga Unidade Básica de Saúde – UBS – Morro da Liberdade, foi inaugurada nesta segunda-feira (30), mas para a surpresa dos moradores, a USF continua fechada para dar continuidade a obra que ainda não foi concluída.

(Foto: Divulgação D24am)

A UBS que já existia há mais de 50 anos no reduto do prefeito David Almeida (Avante), foi demolida e recebeu o nome da mãe de David, com uma nova categoria na área da saúde, agora USF.

Há 5 dias para a realização do 1º turno das eleições municipais, o prefeito pediu que a unidade fosse inaugurada, sem ainda ter concluído as obras no local.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a participação de candidatos em inaugurações de obras públicas nos três meses anteriores à eleição são passiveis de penalidades.

“Cassação do registro de candidatura (cf. parágrafo único do art. 77 da Lei nº 9.504, de 1997) ou, no caso de configurado abusa de autoridade, perda do diploma do eleito (cf. §10 do art. 14 da Constituição o inciso XV do art. 22 da Lei Complementar nº 64, de 1990) e, seja infrator candidato ou não, inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos três anos subseqüentes à eleição em que se verificou a conduta vedada (cf. inciso XIV do art. 22 da Lei Complementar nº 64, de 1990)”, diz um trecho da Lei.

blank

(Foto: Divulgação D24am)

Por isso, quem representou David na inaguração foi o secretário-chefe da Casa Civil Marcos Rotta, afirmando que a unidade deve beneficiar 20 mil pessoas residentes os bairros da zona sul da cidade.

Porém, não é isso que parece já que os atendimentos ainda não começaram e, conforme imagens registradas pelo portal D24AM, trabalhadores permancem no local para conluir as obras e os portões estão fechados para a população.

Assim, a população ainda precisam de deslocar para buscar por serviços no Centro de Saúde Lucio Flávio, no bairro da Betânia, e para a Policlínica da Família Dr. Antônio Reis, ambos também na zona sul da cidade.

Morador do Morro da Liberdade há mais de 60 anos, o senhor Julio Dantas Carneiro comentou que “a inauguração repetina da UFS foi apenas para enganar os eleitores” já que as eleições do primeiro turno para prefeito e vereador acontece neste domingo (6).

“Os trabalhadores trabalhando aí. Ainda nem está acabado. Isso é para enganar os eleitores, um ‘bocado’ de cego. É o mal deles todos, enganar a população. Eles inauguram, mas não funciona. Todos eles são assim. Não tem um que escape”, disse o morador.

Ainda segundo seu Júlio, a obra ficou parada durante um tempo, mas retornou com a proximação das eleições. O morador também disse que não foi repassado nenhum prazo de quando os atendimentos vão iniciar.

Seu Júlio também relembrou dos gastos que o prefeito com o festival ‘Sou Manaus Passo a Paço 2024’, que aconteceu nos dias 5, 6 e 7 de setembro, em vez de priorizar saúde, educação e moradia para a população.

“A população precisa de saúde, de educação e de tudo. É isso que o pessoal precisa, além de moradia própria que não tem. Ele [David Almeida] fez uma festa. Vê o ‘monte’ de dinheiro que ele gastou lá na Ponta Negra. Os cantores que ele foi buscar de fora aí. Muito dinheiro. O pessoal gosta de ‘fuzaca’, pronto”, excalmou.

Anúncio