Marinha do Brasil inicia ‘Operação Verão 2019’ no Amazonas

Até esta sexta-feira (25) já foram realizadas 392 abordagens às embarcações, 25 notificações e quatro apreensões

Manaus – A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), subordinada ao Comando do 9° Distrito Naval (Com9°DN), realiza a ‘Operação Verão 2019’. A ação visa intensificar a fiscalização sobre embarcações de recreio e lazer nos rios, praias e balneários do Amazonas.

A ação acontece por meio da fiscalização de embarcações de esporte e recreio (Foto: Divulgação/Marinha)

Em Manaus, a ação acontece por meio da fiscalização de embarcações de esporte e recreio (jet-skis, lanchas e iates) nas principais praias: Ponta Negra, da Lua, Tupé, Dourada, Prainha; e nas Marinas localizadas no Igarapé do Tarumã. Durante as abordagens, os Inspetores Navais da CFAOC verificam a documentação da embarcação, dos condutores e da tripulação, visando a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.

Ações educativas também estão sendo realizadas, por meio de palestras em escolas e marinas da cidade, orientando e educando a população quanto à importância da mentalidade marítima. Até esta sexta-feira (25) já foram realizadas 392 abordagens às embarcações, 25 notificações e quatro apreensões.

A operação também contribui para melhorar a segurança das pessoas que viajam nessas embarcações assim como a dos banhistas, que utilizam as praias dos rios para lazer, visando a redução de acidentes. Vale ressaltar que a responsabilidade do cumprimento das Leis da Segurança da Navegação compete também aos proprietários e condutores das embarcações.

Caso o passageiro constate alguma irregularidade, ele poderá contribuir denunciando pelo telefone 99302-5040, que também funciona como WhatsApp, ou pelo 185.

Anúncio