Manaus – Um animal norturno, rodeado de mistérios e que dificilmente é visto pela população, foi registrado no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, levando as pessoas e torcedores aos mais diversos comentários, pela comparação com a lenda popular da ‘Matinta Pereira’. No local, o animal já foi retratado alguma vezes durante a apresentação dos bumbás Garantido e Caprichoso.
O vídeo foi registrado pelo fotógrafo Expedito Calixto no Instagram. Nos comentários da publicação, a comparação com a ‘Matinta Pereira’ é quase unanimidade, assim como a relação com os bois de Parintins. O animal, que pousou no lado azul do Bumbódromo, faz uma dança exótica que encanta e assusta quem assiste os vídeo. Torcedores dos boi Garantido e Caprichoso aproveitaram a presença da ave para se alfinetarem.
“Espantando o mau olhar dos rexés”, disse um seguidor. “Parece a @isabelle.nogueira evoluindo”, comentou outro seguidor. ” E no lado azul 🤩“, escreveu o seguidor.
A coruja conhecida na região amazônia como ‘rasga mortalha’ ou a ‘Matinta Pereira’, é personagem do folclore brasileiro na Região Norte. A lenda diz que ao anoitecer uma bruxa velha se transforma em um pássaro agourento que pousa sobre os muros e telhados das casas e se põe a assobiar. Os assobios sáo param quando o morador incomodado promete algo, como tabaco, café ou cachaça para que pare o barulho. Após a promessa, a velha coruja voa, mas retorna para cobrar. Se o pedido não for atendido uma desgraça é prevista na casa.
Veja o vídeo: