Menino de 9 anos foge de casa e viaja sozinho para São Paulo; saiba mais

Emanuel Marques de Oliveira foi encontrado no Aeroporto de Guarulhos (SP); ele disse que tinha o sonho de morar em São Paulo

Manaus – Emanuel Marques de Oliveira, de 9 anos, driblou literalmente as fiscalizações do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e viajou sem passagem aérea, documentos e mala. O caso aconteceu no último sábado (26).

(Foto: Robervaldo Rocha/CMM)

De acordo com a Polícia Civil, a mãe da criança registrou um Boletim de Ocorrência assim que percebeu que o filho tinha “sumido” de casa. Os policiais informaram, ainda, que Emanuel não teve ajuda de ninguém e pesquisou sozinho na internet “como entrar em um avião despercebido”.

A criança entrou em um ônibus no bairro Tarumã, zona oeste, até chegar no aeroporto. Olhou os horários dos voos e entrou no avião. Passou por todas as vistorias e desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

Em nota, a empresa Latam informou que assim que identificou o menor de idade, entrou em contato com a polícia federal.

“A LATAM Brasil informa que um menor foi identificado no voo LA3168 (Manaus-São Paulo/Guarulhos), na tarde deste sábado (26/2), que desembarcou às 21h09. Em Guarulhos, a empresa acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar, que o encaminhou para um abrigo para aguardar os trâmites necessários para a recondução dele para Manaus. O menor reembarcou no voo LA3008 (São Paulo/Guarulhos-Manaus) neste domingo (27/2), que desembarcou às 11h45, sendo recepcionado pelas autoridades locais. A LATAM Airlines Brasil informa que está apurando o ocorrido”, diz nota.

Já o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes disse que está apurando o caso.

“A situação está sob apuração interna do Aeroporto Internacional de Manaus, assim como a verificação das imagens das câmeras de segurança e tratativas junto às polícias civil e federal”.

Confira nota da Polícia Civil:

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA), informa que tomou conhecimento do caso de Emanuel Marques de Oliveira, 9 anos, encontrado no sábado (26/02), no Aeroporto e Guarulhos-SP, após ter desaparecido de sua residência, em Manaus.

Conforme a equipe de plantão da Especializada, uma companhia aérea entrou em contato com a unidade policial, após perceber que se tratava de um menor desacompanhado, e o enviou de volta para Manaus. A criança foi ouvida e as câmeras de segurança do aeroporto solicitadas.

A investigação constatou que a criança agiu sem a ajuda de adultos, e, antes de partir, realizou pesquisas na internet de como entrar em um avião despercebida. Segundo a unidade especializada, a criança não tem histórico de violência familiar e, durante oitivas, a mesma informou que o motivo da viagem seria o desejo de morar em São Paulo, com outros familiares.

 

Anúncio