Mil pessoas participaram da tradicional ‘Missa do Galo’ na Catedral de Manaus

Por tradição, a missa em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, para os cristãos católicos, ficou mundialmente conhecida por ‘Missa do Galo’. “Depois que o galo começasse a cantar, poderia começar a missa”, explicou o bispo auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros

Manaus – Cerca de mil pessoas participaram da tradicional “Missa do Galo”, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja da Matriz, no Centro de Manaus, na noite desta segunda-feira (24), Véspera de Natal. A celebração é realizada, anualmente, no dia 24 de dezembro, em comemoração ao nascimento de Jesus Cristo que, para os cristãos católicos, é o salvador da humanidade.

‘Missa do Galo’ ocorreu na Catedral de Manaus, no Centro da capital amazonense (Foto: Raquel Miranda/RDC)

A estudante Renali Ferreira, 20, disse que participa da celebração desde quando era criança. De acordo com ela, a mãe a tia da estudante participam do coral da Catedral e, para ela, a celebração é motivo de agradecimento. “Lá em casa, já é tradição. Desde novinha, eu venho e é uma oportunidade de, além de celebrar o nascimento de Jesus, agradecer pelas bençãos em nossas vidas”, disse.

Já a esteticista Marcela Santos, 35, levou as filhas de 5 e 8 anos para a celebração da “Missa do Galo”. “Há três anos, eu faço questão de vir e trazê-las. É uma missa tão bonita e tão especial que eu faço questão de estar presente”, afirmou.

Celebração Eucarística foi celebrada pelo Bispo Auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros (Foto: Raquel Miranda/RDC)

O bispo auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, que presidiu a celebração, explicou a importância desta missa para a comunidade católica. “Nós celebramos, nesta Eucaristia, o nascimento de Jesus Cristo que veio ao nosso encontro, veio para nos salvar, porque ele quer ficar conosco. Celebramos todo o mistério da encarnação nesta missa, porque Deus quer salvar a pessoa humana exatamente na sua condição de homem e de mulher”, afirmou Dom Tadeu.

No início da missa, as luzes da catedral estavam desligadas e os fiéis iluminaram a igreja com velas (Foto: Raquel Miranda/RDC)

Por que ‘Missa do Galo’?

Por tradição, a missa em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, para os cristãos católicos, ficou mundialmente conhecida por ‘Missa do Galo’.

Segundo Dom Tadeu Canavarros, a história conta que, nos primeiros momentos do dia 25 de dezembro, um galo cantou fortemente, como nunca havia se ouvido antes, anunciando a chegada do menino que salvaria a humanidade de todos os pecados. “Como não havia relógios, os animais davam essa sintonia e marcavam a hora, praticamente. E aí, nesse sentido ficou conhecida, porque depois que o galo começasse a cantar aí então poderia começar a missa”, explicou o bispo auxiliar de Manaus.

Fiéis lotaram a Catedral de Manaus (Foto: Raquel Miranda/RDC)

Anúncio
Anúncio