Ministério da Saúde atualiza dados do sarampo e AM tem mais de 9 mil casos

Desde o início deste ano, até 10 de dezembro, foram confirmados 10.262 casos no Brasil. Atualmente, o País enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas com 9,7 mil casos de sarampo confirmados

Brasília – O Ministério da Saúde atualizou as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no País. Desde o início deste ano, até 10 de dezembro, foram confirmados 10.262 casos no Brasil. Atualmente, o País enfrenta dois surtos de sarampo: no Amazonas com 9,7 mil casos confirmados e, em Roraima, com 349 casos. Três Estados apresentaram óbitos pela doença: quatro em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará.

Há dois surtos (AM e RR) e casos isolados em outros Estados (Foto: Wilson Dias/ABr)

Os surtos de 2018 estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8), circulando no Brasil, é o mesmo que circula na Venezuela desde 2017. Alguns casos isolados, e também relacionados à importação, foram identificados em São Paulo (três), Rio de Janeiro (19); Rio Grande do Sul (45); Rondônia (dois), Bahia (dois), Pernambuco (quatro), Pará (54), Distrito Federal (um) e Sergipe (quatro).