Missa de Finados reúne dezenas de fiéis no Cemitério São João Batista, em Manaus

A celebração foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sérgio Castriani, e reuniu dezenas de fiéis na noite desta sexta-feira (2)

Manaus – Uma missa campal, realizada no Cemitério São João Batista, na zona centro-sul de Manaus, encerrou as visitas de Dia dos Finados, na noite desta sexta-feira (2). A celebração foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sérgio Castriani, e reuniu dezenas de fiéis.

Missa reuniu dezenas de fiéis. (Foto: Stephane Simões/Divulgação)

Para o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, padre Daniel Curnis, a celebração é um ato de fé, pois presta homenagem a todos que já passaram na Terra e “nos entregaram o seu testemunho de fé”.

“Através desse nosso carinho para com os falecidos, com as pessoas queridas que já morreram, temos essa certeza que iremos nos unir com eles, no final, para estarmos juntos com Deus”, afirmou o pároco.

A dona de casa Antônia Reis, 64, afirmou que todos os anos costuma participar da celebração. Ela afirmou que os corpos dos pais, dos sogros e de um filho dela estão enterrados no Cemitério São João Batista, na Avenida Boulevard Álvaro Maia, bairro Adrianópolis, zona centro-sul.

Ela afirmou que, após a visitação, costuma participar da Missa de Finados. “Eu acho muito importante nós participarmos. É uma benção muito especial para nós e para os nossos entes queridos. Eu venho rezar por eles e por mim”, afirmou Antônia.

Movimentação

De acordo com o agente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), José Gomes, a movimentação de veículos ao longo do dia foi “tranquila” se comparada aos Dias de Finados de anos anteriores.
Porém, segundo o agente de trânsito, nesta quinta-feira (1º) a movimentação de pessoas que foram visitar o cemitério foi bem mais intensa.

“Eu acredito que, nesse ano, as pessoas tenha se antecipado para as visitações, por conta do feriado prolongado.

O agente afirmou acreditar que as pessoas anteciparam as visitas aos cemitérios, devido ao feriado prolongado já que o Dia de Finados, deste ano, ocorre em uma sexta-feira (2), e muitos buscam sair da capital e retornar no término do fim de semana.

“Ontem (quinta-feira), a movimentação de veículos foi bem mais intensa. Hoje, nós tivemos um turno tranquilo, não houve nem disputa por vagas para estacionar”, relatou o agente do Manaustrans.

Anúncio