Moradores plantam mudas de árvores em APP do Igarapé dos Franceses, em Manaus

Ação contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, incluindo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além das universidades do Estado (UEA) e Federal do Amazonas (Ufam)

Manaus – Cerca de 150 moradores do Conjunto Tocantins, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus, participaram de uma ação mundial, denominada Plantio Global, na manhã deste domingo (17), na Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé dos Franceses, que corta o conjunto. Foram plantadas 100 mudas de espécie frutíferas, florestais e ornamentais.

Ação ocorreu na manhã deste domingo (17) (Foto: Divulgação/Semmas)

Segundo o chefe do grupo, Francisco de Paula Lucas, além do plantio de mudas, foram feitas também a limpeza e retirada de resíduos do local. “Nossa finalidade é envolver os moradores do conjunto, principalmente os mais jovens, na luta em favor das faixas protegidas dos igarapés que tem papel fundamental na conservação dos cursos d’água da cidade”, afirmou.

Na ocasião, foram plantadas mudas de açaí, cupuaçu, jasmim, dracena, papoulas, entre outras espécies. “Hoje nos orgulhamos de termos a APP do conjunto com 95% da área recuperada e pelo menos 80% sem qualquer degradação”, afirmou o chefe escoteiro.

Foram plantadas mudas de árvores pelos moradores (Foto: Divulgação/Semmas)

Apoio

A iniciativa, desenvolvida internacionalmente pelo Greenpeace, objetiva despertar as comunidades para a necessidade urgente da recuperação do meio ambiente e contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, incluindo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), além das universidades do Estado (UEA) e Federal do Amazonas (Ufam).