Moradores transformam ‘lixo em lucro’ em oficina, no Prosamim

Antes dos materiais serem manuseados, os moradores realizam a coleta seletiva dos objetos, como omo garrafas de vidro, recipientes plásticos, garrafas PET

Manaus –  O que antes era lixo, agora pode virar lucro ou luxo. Com essa temática ambiental e sustentável, moradores aprendem a reutilizar materiais que antes seriam descartados, como garrafas de vidro, recipientes plásticos, garrafas PET, e transformá-los em objetos que possam garantir renda. A oficina “Do lixo ao luxo” iniciou esta semana e ocorre com residentes dos Parques do Programa Social e Ambiental de Manaus (Prosamim), em Manaus.

Oficina usa garrafas que seriam jogadas no lixo  (Foto: Tiago Corrêa/SRMM)

A aposentada Cibele Onéia, 67, participou da oficina realizada no Parque Residencial Prosamim Cajual, localizado no bairro da Santa Luzia, zona sul de Manaus. Segundo ela, as aulas de pinturas em vidro a tem ajudado a planejar novas formas de produção e vendas de artesanatos.

“Ao invés de jogar essas garrafas no lixo, nós as trazemos para serem reaproveitadas, virando artesanatos muito bonitos. Eu já utilizo as garrafas como objetos de decoração na minha casa, dou de presente aos conhecidos e amigos e ainda busco fazer umas vendas”, afirmou a aposentada.

blank

Oficina atende moradores do Prosamim (Foto: Tiago Corrêa/SRMM)

A oficina é coordenada pela Secretaria da Região Metropolitana (SRMM) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Na oficina, são trabalhadas técnicas de pintura em vitral, que consiste em decorar garrafas de vidro por meio de pinturas; colagem de pérolas; e quaisquer materiais que possam vir a ser utilizados na decoração e na reutilização dessas garrafas.

Antes dos materiais serem manuseados, os moradores realizam a coleta seletiva dos objetos, que passam por uma avaliação e são limpos para serem reutilizados nas oficinas.

blank

Moradores têm a oportunidade de adquirir lucro com o conhecimento aprendido (Foto: Tiago Corrêa/SRMM)

Anúncio