Morre o ex-deputado federal Luiz Fernando Nicolau

A assessoria do hospital informou que ele morreu por complicações na sua saúde e que a causa ainda não foi informada

Manaus – O ex-deputado Federal Luiz Fernando Nicolau,74, faleceu no Hospital Samel, zona sul de Manaus local que ele era proprietário e estava internado há pelos menos 15 dias. A assessoria do hospital informou que ele morreu por complicações na sua saúde e que a causa ainda não foi informada. Ele é pai do vereador Hiran Nicolau deputado estadual Ricardo Nicolau e avô de oito netos.

Doutor Luiz Fernando, como era conhecido, formou-se em medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 1973. Após três anos, decidiu fundar o Hospital e Pronto Socorro dos acidentados na Avenida Joaquin Nabuco, no Centro de Manaus. Anos mais tarde fundou a Sociedade Pro-Saúde que deu origem ao grupo Samel.

A vida política iniciou em 1986, quando foi eleito deputado estadual pelo PMDB. Foi vice-presidente da Assembleia Estadual Constituinte em 1987 e 88 e assumiu a presidência ainda em 1988. Logo em seguida assumiu a Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas no Governo Amazonino Mendes. Em 1989, deixou a secretaria e retornou ao mandato de deputado estadual. No ano seguinte foi reeleito. Em 1994 foi eleito deputado federal, sendo o segundo mais votado. Na eleição seguinte, em 1998 foi reeleito para câmara dos deputados. Em 2012, voltou a assumir uma cadeira como deputado federal e na última eleição no ano de 2018, tentou voltar ao cargo, mas não foi eleito.

Em nota Luis Alberto Nicolau, diretor-presidente do Grupo Samel e sua Família, confirmou e lamentou a morte do patriarca. “É com profunda tristeza que o Grupo Samel recebe e comunica a notícia de falecimento do médico neurocirurgião Dr. Luiz Fernando Nicolau, nosso fundador e patriarca e da Fundação Sociedade Pró-Saúde, ocorrido nesta segunda-feira, 16 de novembro. Nesse momento de dor, nos lembramos do seu legado de honestidade, honradez e muita simplicidade tanto com os pacientes quanto com os colaboradores. Em nome de todo nosso quadro social e de colaboradores, nos reunimos em oração, neste momento de profunda dor, pela sua passagem.

Anúncio