Manaus – Morreu nesta quinta-feira (28), por volta das 23h, vítima de uma parada cárdio-respiratória, o ativista, músico e luthier Rubens Gomes, 60, popularmanete conhecido como ‘Rubão’, fundador da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela).
Criada em 1998, a Oela tem como objetivo ajudar jovens do bairro Zumbi, zona leste da capital, em situação de vulnerabilidade social. Ao longo de mais de 20 anos, o espaço, além de formar, aproximadamente, 2.300 alunos, no ofício de luthier, passou a se dedicar à causas ambientais, transformando-se na primeira lutheria do mundo a trabalhar com madeiras amazônicas, certificadas com o selo Forest Stewardship Council (FSC) de cadeia de custódia, que acompanha todo o processo de beneficiamento da madeira.

‘Rubão’ morreu na noite desta quinta-feira (28) (Foto: Divulgação)
Educação
Ampliando sua atuação junto às comunidades carentes, ‘Rubão’ buscou parcerias que fizeram com que a Oela também passasse a atuar na área educacional. Entre elas o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Coletivo Coca-Cola. A organização oferece cursos de informática, preparação para o mercado de trabalho, Libras, entre outros.
Além da atuação no Amazonas, Rubens fez com que a Oela expandisse as fronteiras com um projeto no Arquipélago do Bailique, no Amapá, trabalhando junto as comunidades daquela região, com a produção do açaí de uma maneira sustentável, gerando oportunidade de renda para a comunidade.
Rubens Gomes durante vista do príncipe Charles a Manaus (Foto: Divulgação)
Saúde
Em 16 de novembro de 2018, ‘Rubão’ foi submetido a um transplante pulmonar na cidade de Porto Alegre (RS) e passou por um longo processo de recuperação, chegando a ficar 1 ano e o8 meses distante de Manaus, para cumprir o Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Mesmo com todas as complicações de saúde, ele retomou o curso de luteria em 2019, após 2 anos de paralisação das atividades. O novo projeto retornou com apoio da Brazil Foundation e patrocínio do Banco da Amazônia (Basa).
Rubens deixa a viúva Jessica Santos, que é coordenadora geral de projetos da ela.