MP empossa Elvys de Paula Freitas como novo procurador de Justiça do AM

A solenidade de posse ocorreu no final da tarde desta terça-feira (23), na sede do MPAM, com a presença de dezenas de autoridades

Manaus- Em Sessão Extraordinária realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, o então promotor de Justiça Elvys de Paula Freitas foi empossado no cargo de procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), pelo critério de antiguidade.

(Foto: Marcelo Ramos e Chico Batata)

A sessão foi presidida pelo procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, na condição de presidente do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça do MPAM. Coube aos procuradores de Justiça Jussara Maria Pordeus e Aguinelo Balbi Júnior conduzirem o procurador Elvys de Paula Freitas até o centro do palco, onde recebeu a medalha do mérito do Colégio de Procuradores, entregue pela esposa, Maximina Taboza de Paula Freitas, e o diploma entregue pelos quatro filhos: Rafael, Érika, Evellyn e Yasmin. A secretária-geral do MPAM, Renilce Helen Queiroz de Souza, leu os termos do Ato de Posse e o procurador-geral de Justiça assinou o Termo de Promoção e o declarou como o novo procurador.

Em sua fala, o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, destacou que a posse do novo colega “era a 11ª promoção de procurador de Justiça” em sua gestão e que a posse de Elvys de Paula, ao lado dos novos colegas, representava um avanço significativo para a atuação do Ministério Público. “A entrada de mais um colega é especialmente relevante para fortalecer nossa presença no 2º grau, colaborando de perto com o Tribunal de Justiça”, disse, ao ressaltar que o procurador empossado tem uma longa história no MP.

“Tenho certeza de que continuarás preocupado e atento ao crescimento institucional, com a efetividade da Justiça, especialmente da Justiça social e dos direitos fundamentais. Só construíremos uma sociedade mais justa e igualitária com a firme atuação de cada um de nós, membros do MP. Tenho certeza de que sua fé e sua crença no ideal do Ministério Público, o seu compromisso de prestação de serviço em favor de uma sociedade melhor, jamais se afastará de sua missão constitucional”, comentou o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Emoção e reconhecimento

O procurador de Justiça Elvys de Paula Freitas, em seu discurso, emocionado, falou de seus 35 anos de atividade dedicados ao direito, à Justiça e ao Ministério Público e agradeceu aos familiares. “Imensamente feliz e emocionado por ter recebido pelas mãos de minha família a medalha do mérito do Ministério Público e o diploma. O filósofo grego Aristóteles profetizou que ‘a grandeza, a dignidade, não consiste em receber honrarias, mas em merecê-las’. Labuto diariamente para ser merecedor das honrarias que hoje recebo e de todo esse amor familiar que me cerca, me invade e sustenta meu ser. Expresso minha gratidão e imensa admiração à minha mãe, Olga de Paula Freitas, a matriarca da família”, afirmou, ao destacar todo o apoio recebido, nessas três décadas, pela esposa, Maximina de Paula Freitas, e foi aplaudido pela plateia.

O chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony Filho, representante do governador Wilson Lima, cumprimentou os presentes e relembrou o carinho do procurador de Justiça Elvys de Paula com a turma de direito em que ele estudou. “Ele foi o nosso paraninfo na colação de grau. É motivo de muito orgulho ter você, Elvys de Paula, participando do meu ingresso no mundo jurídico e, agora, enquanto chefe da Casa Civil, poder representar o governo do Estado no ápice de sua carreira”, afirmou.

Presente na solenidade, o presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Alessandro Samartin, enalteceu o trabalho desempenhado pelo procurador Elvys de Paula ao longo dos últimos 35 anos. “Vossa Excelência acaba de receber a medalha de honra ao mérito e essa medalha foi concedida ao promotor de Justiça, que cumpriu o seu papel, batalhou, lutou, realizou o bom combate e que hoje troca as vestes do 1º grau e assume novas vestes, as vestes dos procuradores de Justiça”, destacou.

Além de autoridades de todos os poderes, a solenidade de posse do novo procurador foi prestigiada por promotores e servidores públicos, além de familiares e amigos de Elvys de Paula. A solenidade foi transmitida, ao vivo, pelo Youtube oficial da Secretaria dos Órgãos Colegiados.

Breve histórico

Elvys de Paula Freitas nasceu em Manaus. Ele possui uma trajetória acadêmica e profissional notável. Graduou-se em estudos sociais pela Universidade Federal do Amazonas em 1984 e em direito pela mesma universidade em 1988. Além disso, possui pós-graduação em direito público e privado pelo ISAE-FGV, concluída em 1995.

Com uma carreira diversificada, Elvys de Paula Freitas ingressou no Ministério Público do Estado do Amazonas em 1989, desempenhando funções tanto no interior do Estado, nas promotorias de Justiça das comarcas de Humaitá, Lábrea e Silves, quanto na capital, onde atuou nas promotorias de Justiça da área criminal e, a partir de 2011, junto à vara da Fazenda Pública.

Anúncio