Manaus – Mudas e árvores jovens plantadas no Parque Municipal Ponte dos Bilhares, localizado na zona centro-sul de Manaus, estão sendo remanejadas, retiradas de uma área e replantadas em outras, dentro do próprio parque. Além do transplantio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizará o enriquecimento da arborização em áreas carentes de árvores.
O remanejamento atinge mudas plantadas recentemente e árvores jovens localizadas na área, onde será construída a futura sede da Semmas no parque dos Bilhares. Todos os estudos necessários foram realizados para que o prédio seja construído no local. Inclusive, o projeto de construção da nova sede está sendo certificado pelo Banco Mundial, recebendo o selo internacional de construções sustentáveis deste.
“O projeto é aprovado, observando as questões de Área de Preservação Permanente (APP), com o afastamento adequado e demais questões relacionadas à construção da nova sede”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Ademir Stroski.
O trabalho da equipe de Arborização da Semmas tem o objetivo de preservar ao máximo as árvores remanejadas. “Estamos fazendo o acompanhamento para garantir que elas sobrevivam de forma satisfatória nos locais para onde estão sendo remanejadas, dessa forma, evitando a perda de cobertura vegetal no parque”, enfatiza o diretor do Departamento de Arborização da Semmas, Deyvson Braga.