Mulheres indígenas exigem da Funai respeito e atendimento digno no AM

Segundo as organizadoras do ato, essa prática de ignorar os indígenas, principalmente as mulheres vem sendo rotineira

Manaus – Mulheres indígenas de Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus), Álvarães (a 531 quilômetros a oeste de Manaus) e Uarini (a 565 quilômetros a oeste de Manaus), fizeram um ato pacífico exigindo da FUNAI que faça cumprir seu papel de garantir o acesso aos benefícios previdenciários.

O responsável da FUNAI no município, Silvio Almeida Bastos, não se encontra na cidade, por conta disto, as mulheres ficam sem atendimento.

Segundo a Associação das Mulheres Indígenas do Médio Rio Solimões e Afluentes (AMIMSA), que organizaram o ato, essa prática de ignorar os indígenas, principalmente as mulheres vem sendo rotineira.

O barco da previdência social estará no município de Tefé nesta sexta-feira (05), e segundo os responsáveis, só poderá atender as mulheres indígenas se essas estiverem em posse de documentos expedidos somente pela FUNAI.

Durante o ato, as mulheres indígenas mostravam cartazes pedindo em frente a sede da prefeitura, respeito pelos seus direitos e a saída do responsável pelo órgão.

Anúncio