Mutirão da DPE-AM terá serviços na Arena

Batizada de ‘O Dia D’, a ação na Arena da Amazônia reúne defensores de diferentes áreas de atuação, além de órgãos parceiros, durante dois dias: quinta-feira (23), das 8h às 17h, e sexta (24), das 8h às 14h

Manaus – Celebrado neste domingo (19), o Dia do Defensor Público será festejado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) com um mutirão de atendimentos na Arena da Amazônia. Batizada de ‘O Dia D’, a ação reúne defensores de diferentes áreas de atuação, além de órgãos parceiros, durante dois dias: quinta-feira (23), das 8h às 17h, e sexta (24), das 8h às 14h.

Serão oferecidos serviços jurídicos gratuitos para a população carente (Foto: Divulgação/DPE-AM)

Serão oferecidos serviços jurídicos para cidadãos com renda familiar de até cinco salários mínimos, ou renda pessoal de até três salários mínimos. O mutirão também contará com serviços em parceria com outros órgãos, entre eles, as secretarias de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Saúde (Susam), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Cultura (SEC), Polícia Civil, Fundação Hemoam, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Águas de Manaus e Amazonas Energia.

Na ocasião, a Defensoria prestará atendimento jurídico e orientação nas áreas de Saúde, Consumidor, Idoso, Defesa da Mulher, Criança e Adolescente, Direitos Humanos, Previdência, Violência Obstétrica, Criminal, Auditoria Militar, questões relacionadas à Lei Maria da Penha, Mediação, Registros Públicos, Sucessões, Divórcio, Guarda, Reconhecimento/Dissolução de União Estável, Ambiental, Fundiário, entre outros.

Ainda haverá solução de demandas da área de Saúde, em parceria com a Susam, e na área do Consumidor, em parceria com as concessionárias de água e energia elétrica, Águas de Manaus e Amazonas Energia, respectivamente.

Além dos atendimentos, a Defensoria realizará a cerimônia de posse de três novos defensores aprovados no concurso público realizado em 2018. Tomarão posse os defensores Vinícius Celpi Coelho, Bruno Fiorin Hernig e Rafael Lutti, que serão, inicialmente, designados para polos da DPE-AM no interior.

Doação de sangue

O ônibus ‘Vampirão’, do Hemoam, estará no local também na quinta (23), para fazer a coleta de doações voluntárias de sangue, e os doadores serão presenteados com um tour guiado pela Arena da Amazônia, para conhecer toda a estrutura do estádio, incluindo vestiários, campo e museu.

O tour será realizado a cada duas horas, com grupos de até 30 pessoas. A prioridade será para os doadores de sangue, mas também estará disponível a todos os participantes do evento. Além disso, o Hemoam garante certificado de 10 horas complementares aos doadores de sangue. O certificado é aceito nas universidades.