Nível do Rio Negro em Manaus atinge cota de emergência

Nível do Rio Negro subiu um centímetro, de ontem para hoje, alcançando a cota de emergência, que é 29 cm. Nove bairros dentro da zona urbana da capital já são afetados pela subida das águas

Da Redação e Kamilla Vieiralves / [email protected]

Previsão é de que o nível continue a subir nos próximos dias (Foto: Sandro Pereira)

Manaus – O nível do Rio Negro em Manaus chegou aos 29 centímetros, neste sábado (3), atingindo a cota de emergência, e alcançando a faixa de alerta para inundações, conforme o engenheiro Valderino Silva, após medição na régua do Porto da capital. Na noite de ontem (2), a régua do Porto de Manaus que mede o nível do Rio Negro atingiu a marca de 28,99m, 1 cm abaixo da marca considerada de emergência.

De acordo com a assessoria da Defesa Civil de Manaus, esses dados só serão registrados na próxima segunda-feira (5) e, só então, a Prefeitura de Manaus será notificada.

Até o momento, nove bairros dentro da zona urbana da cidade já foram atingidos pela subida das águas e passaram a ser atendidos com passarelas para facilitar o acesso dos moradores às casas. São eles: São Jorge, Educandos, Raiz, Presidente Vargas, Colônia Antônio Aleixo, Aparecida e Centro, Tarumã e Cachoeirinha.

Segundo a assessoria da Defesa Civil, o atendimento às famílias afetadas está acontecendo desde janeiro, com o monitoramento das áreas citadas. Assim, já foram construídos, até o momento, 3.016 metros de pontes provisórias nos bairros afetados pela cheia deste ano. Ainda de acordo com a assessoria, outras medidas só poderão ser divulgadas após a notificação do prefeito, Artur Neto, o que deve acontecer na próxima segunda-feira (5).

Anúncio