Novembro Azul: governo do AM ‘dá um perdido’ e homens protestam por atendimento

Os pacientes procuraram a ‘Carreta do Homem’, mas não estava no local divulgado pela SES

Manaus – Vários homens fizeram um protesto na manhã deste sábado(27), após procurar a ‘Carreta do Homem’ do Governo do Amazonas, que deveria estar no Hospital e Ponto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus, mas não encontraram o veículo para o atendimento do público.

Homens protestam por atendimento na Carreta do Homem. (Foto: Reprodução)

Conforme divulgado no dia 11 de novembro, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), durante o mês da campanha ‘Novembro Azul’, deveria ocorrer a intensificação do rastreio para detecção do câncer de próstata no Amazonas. A Carreta do Homem estaria nos sábados (13 e 27/11), no estacionamento do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, realizando exames de toque retal e de dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA).

Na manhã de hoje, vários homens foram até o local anunciado, mas não encontraram o veículo para atendimento. Eles se revoltaram e fizeram uma manifestação, fechando a Avenida Mário Ypiranga, interrompendo o trânsito de veículos na via.

“Eu sai da minha casa hoje 5h30 da manhã pra vir fazer o exame na carreta, chegamos aqui e o povo todo enganado senhor governador. Esse negócio de novembro azul tudo é mentira”, desabafou um dos protestantes que se identificou como Wanderley.

“Nos enganaram, levaram a carreta aqui do 28 de Agosto e tá aqui todo mundo esperando para fazer exame”, disse o manifestante. Ele mandou um recado para o governador Wilson Lima e disse: “Senhor governador, o senhor nos enganou, o senhor é um mentiroso”, reforçou Wanderley.

Conforme a SES, na Carreta do Homem seriam realizados 200 atendimentos, 100 em cada sábado, reduzindo o tempo de espera dos pacientes regulados pela Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura). A ação tem o objetivo de realizar o rastreio para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, para contemplar o público masculino entre 50 e 70 anos que aguarda pelo procedimento no Sistema de Regulação (Sisreg).

Na última sexta-feira(26), a secretaria divulgou também que atendimentos na Carreta do Homem, ocorreriam neste sábado (27), com a oferta dos exames de toque retal e de Antígeno Prostático Específico (PSA) no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou para pacientes regulados, mas não divulgou ou alertou para qualquer cancelamento do atendimento no HPS 28 de Agosto.

Resposta da SES

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que todos os homens que buscaram atendimento na Carreta do Homem, localizada no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, terão os agendamentos efetuados na rede estadual de saúde. A carreta é um serviço móvel da campanha Novembro Azul para atendimento de pacientes encaminhados pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

A SES-AM esclarece que todos os pacientes atendidos neste sábado (27) foram previamente agendados para esta ação, aguardavam a realização dos exames no Sisreg e foram comunicados sobre a mudança do local da carreta. Os pacientes também passaram por triagem prévia a partir da fila da regulação.

A secretaria pede à população que não procure a Carreta do Homem sem o prévio agendamento e o contato feito pelas equipes da SES-AM, evitando assim transtornos desnecessários como deslocamento.

Os homens que buscaram o atendimento no 28 de Agosto também foram acolhidos e serão chamados. A Central de Regulação vai entrar em contato.

Veja vídeos:

Anúncio