Novo protocolo no serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é ofertado em UBSs

O protocolo atualizado pelo MS trata sobre a ampliação do público atendido, exames, entre outros pontos

Manaus – A Prefeitura de Manaus informa que um novo protocolo está sendo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no serviço de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV, ofertado em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede. O protocolo atualizado pelo Ministério da Saúde trata sobre a ampliação do público atendido, exames de rotina, dose de ataque, entre outros pontos.

(Foto: Divulgação / Semsa)

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Cláudia Rolim, explica que a PrEP passa a ser indicada para adolescentes a partir de 15 anos de idade, que tenham risco aumentado de infecção pelo HIV. O serviço consiste na tomada diária de uma medicação ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) capaz de impedir que o vírus, causador da Aids, infecte o organismo.

“A PrEP é uma estratégia que reduz em mais de 90% o risco de infecção pelo HIV e, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, o público-alvo são pessoas que vivem em situação de maior exposição ao vírus, como gays, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes”, conta.

Além da ampliação da faixa etária, o novo protocolo também recomenda que o usuário tome dois comprimidos do medicamento no primeiro dia de uso, método chamado de “dose de ataque”, seguindo com um comprimido diário a partir de então.

Cláudia Rolim detalha, ainda, que os exames de rotina foram simplificados e tiveram a frequência reduzida para até 12 meses.

“O usuário poderá buscar a unidade antes se houver necessidade de realizar exame para esclarecimento de casos suspeitos de estarem em janela imunológica, período entre a infecção e a identificação de anticorpos, dando agilidade ao processo diagnóstico”, acrescenta.

Até outubro deste ano, as quatro unidades de referência da Semsa atendiam 947 pessoas com o serviço.

Confira os endereços:

1 – Clínica da família Carmen Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (zona Norte);

2 – Clínica da família Desembargador Fábio do Couto Valle, na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, s/nº, no Jorge Teixeira 3 (zona Leste);

3 – Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Montenegro, localizada na rua Pico das Águas, nº 527, Nossa Senhora das Graças (zona Sul);

4 – Clínica de saúde da família Raimundo Franco de Sá, na rua Virgílio Ferreira, nº 112, Nova Esperança (zona Oeste).

Anúncio