Novo reservatório de água tratada será interligado na próxima terça-feira, na zona norte

Para realizar os ajustes finais do reservatório da Colônia Santo Antônio, fornecimento de água em alguns bairros da região será interrompido temporariamente

03Manaus – O novo reservatório de água tratada da Colônia Santo Antônio será interligado ao sistema de abastecimento na próxima terça-feira (6). Para que os trabalhos ocorram com segurança, a concessionária Águas de Manaus informa que será necessário interromper temporariamente o fornecimento de água em alguns bairros e conjuntos da zona norte da cidade. A distribuidora pede que as pessoas façam o uso consciente e, se possível, reservem água para o período.

Os ajustes para a interligação começam a partir das 13h da próxima terça-feira e têm previsão de serem finalizados até 1h de quarta (7). A partir deste horário, o sistema volta a operar. A previsão é que o abastecimento de água tratada na região seja normalizado gradativamente em até 24 horas após a conclusão dos serviços.

O novo reservatório da Colônia Santo Antônio terá capacidade para reservar 7,5 milhões de litros de água (Foto: Divulgação)

A Águas de Manaus disponibilizará carros pipa para abastecer locais prioritários como hospitais, Unidades Básicas de Saúde, escolas da região ou qualquer situação emergencial na área.

Os bairros abrangidos pela parada programada para interligação do reservatório são: Colônia Santo Antônio, José Bonifácio, Monte Sinai, Vale do Sinai, Manoa, Terra Nova I e II, Novo Israel I e II, Loteamento América do Sul, Loteamento Canaã, Celebridade, Jesus Me Deu e Condomínio Alegro.

Reforço no Abastecimento

Localizado na esquina das ruas do Sorriso com Rafael Siqueira, o novo reservatório da Colônia Santo Antônio terá capacidade para reservar 7,5 milhões de litros de água e vai reforçar o sistema de abastecimento na região, que atualmente já conta com um reservatório de 5 milhões de litros. Cerca de 75 mil pessoas serão beneficiadas com a obra. A nova unidade possui 15 metros de altura, 25 metros de diâmetro e começou a ser construída no fim do ano passado.

Se os 7,5 milhões de litros de água do novo reservatório da Colônia Santo Antônio fossem colocados em caixas d’água de 500 litros (modelo comum em casas da cidade), 15 mil caixas poderiam ser abastecidas com o volume de água tratada da nova unidade.

O novo reservatório traz mais uma série de melhorias para a região. Além de ampliar a reserva de água tratada na zona norte, a obra vai ajudar a reduzir as oscilações na pressão de água nos bairros abastecidos pelo sistema Colônia Santo Antônio, além de facilitar a implantação de expansões de redes na área.

Novos reservatórios em 2019

Manaus possui atualmente 182 reservatórios em operação. Neste ano, a concessionária está agregando mais cinco novos reservatórios ao sistema de abastecimento da capital, nos bairros Jorge Teixeira, Compensa (unidades já inauguradas), Cidade Nova, Colônia Santo Antônio e Cidade de Deus. Juntos, eles aumentam a reserva de água tratada na cidade em 30 milhões de litros, beneficiando uma população superior a 500 mil pessoas na cidade.