Obra em cratera causa lentidão no trânsito na zona sul de Manaus

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) pede atenção redobrada aos motoristas

Manaus – Uma obra emergencial de recuperação da rede de drenagem profunda na avenida Tefé, bairro Japiim, zona sul da cidade causou lentidão no trânsitro da região nesta segunda-feira (15). A rede estava comprometida, com parte da tubulação quebrada, ocasionando a abertura de uma grande cratera na via.

(Foto: Márcio Melo / Seminf)

O rompimento na rede de drenagem foi provocado por uma ligação irregular de esgoto doméstico, instalada de forma clandestina na rede da Prefeitura de Manaus que é destinada à água da chuva e não comporta o fluxo de dejetos, causando o rompimento da tubulação e o afundamento lateral da via.

De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Efrain Aragão, os trabalhos estão concentrados na retirada dos tubos danificados e na implantação de manilhas novas, em concreto armado, que irão realizar o escoamento correto das águas das chuvas, devolvendo a trafegabilidade segura da via.

blank

(Foto: Márcio Melo / Seminf)

“A avenida Tefé é uma importante via de ligação do bairro Japiim a vários outros bairros e zonas da capital e conta com um fluxo intenso de veículos. No momento que tomamos conhecimento da situação, iniciamos a intervenção emergencial e detectamos a ligação clandestina de esgoto, muito malfeita por sinal, que provocou todo esse transtorno. Além da retirada da ligação irregular, a equipe da Seminf vai realizar a troca dos tubos danificados por peças novas que darão vazão às águas pluviais da área. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior foi a intervenção imediata para não prejudicar o trânsito da área”, explicou o engenheiro.

blank

(Foto: Márcio Melo / Seminf)

Uma equipe, com 12 servidores, atua na cratera de seis metros de comprimento por cinco metros de largura com o auxílio de uma retroescavadeira. Na sequência, a via receberá o serviço de recuperação asfáltica, entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura da via na área atingida.

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) sinalizou a área, a avenida está funcionando com meia pista, no sentido Centro–bairro, e pede atenção redobrada aos motoristas que trafegam pela via. Agentes de trânsito se encontram no local para auxiliar os condutores.

Anúncio