Óleo vazado do Porto Chibatão ameaça poluir captação de água do Proama

De acordo com a prestadora de serviço, até o momento, não foi identificada nenhuma alteração nos padrões de potabilidade da água nas unidades que abastecem as zonas leste e sul, e também o Distrito Industrial

Manaus – Após o Porto Chibatão, no bairro Mauazinho, zona sul da cidade, ser embargado, nesta quarta-feira (29), pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por conta de um vazamento de óleo diesel, na segunda-feira (27), a Manaus Ambiental segue no controle da água por temer que o derramamento possa prejudicar a potabilidade das unidades que abastecem as zona leste e sul, e também o Distrito Industrial.

O Ipaam interditou o Porto Chibatão por conta do vazamento de óleo diesel, que já atinge cerca de 6 quilômetros às margens do Rio Negro. (Foto: Divulgação/Ipaam)

Em nota, a prestadora de serviço informou que “intensificou o controle de qualidade da água no Complexo Ponta das Lajes e Estação de Tratamento de Água Mauazinho”. Além disso, destacou que “as medidas foram tomadas logo após o conhecimento do vazamento do óleo, que ocorreu a 5 quilômetros da margem do rio Negro, na madrugada desta segunda-feira (27)”, quando aconteceu o naufrágio de uma embarcação.

Até o momento, de acordo com a concessionária, “não foi constatada nenhuma alteração nos padrões de potabilidade da água tratada pelas duas unidades”.

Interdição

O Ipaam interditou o Porto Chibatão por conta do vazamento de óleo diesel, que já atinge cerca de 6 quilômetros às margens do Rio Negro. De acordo com o órgão, a empresa descumpriu as normas técnicas de segurança de acidentes com produtos perigosos e não fez a contenção necessária do produto.

Nesta quarta-feira (29), 15 profissionais, entre fiscais e biólogos, estiveram no local para coletar materiais que embasará a elaboração de um relatório que vai identificar os prejuízos do vazamento no rio. O óleo é utilizado em motores marítimos e deveria ser descartado de forma segura.

Vazamento de óleo causado pelo Porto Chibatão ameaça contaminar Proama

Vazamento de óleo causado pelo Porto Chibatão ameaça contaminar Proama. #d24amSaiba mais: d24am.com/amazonas/oleo-vazado-do-porto-chibatao-ameaca-poluir-captacao-de-agua-do-proama

Posted by D24am on Friday, August 31, 2018

Anúncio