ONS investiga causa do ‘apagão’ que atingiu Manaus, Macapá e Santarém

‘Apagão’ atingiu por, pelo menos quatro horas, as capitais nortistas, além da cidade paraense, na noite da última quinta-feira (18). Não há prazo para término da investigação, segundo informou o órgão

Manaus – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) investiga a causa do ‘apagão’ que atingiu por, pelo menos quatro horas, as capitais nortistas Manaus e Macapá, além da cidade de Santarém, no Pará, na noite da última quinta-feira (18). Não há prazo para término da investigação, segundo informou o órgão.

No Amazonas, a interrupção do fornecimento de energia elétrica atingiu Manaus e municípios da Região Metropolitana de Manaus. (Foto: Jimmy Geber/RDC)

No Amazonas, a interrupção do fornecimento de energia elétrica atingiu Manaus e municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), como Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros ao norte da capital). Conforme a ONS, o ‘apagão’ atingiu, também, a região Tramoeste do Pará e Macapá, capital amapaense.

Em nota, o ONS informou que houve uma “perturbação” no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou o desligamento do tronco de transmissão de 500kV Tucuruí- Manaus/Macapá.

“As causas da ocorrência estão sendo investigadas e serão divulgadas tão logo mais informações estiverem disponíveis”, informou trecho da nota do órgão que atua sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Conforme o ONS, a carga total interrompida foi de 1.892 Megawatt (MW), sendo 1480 MW em Manaus, 240 MW em Macapá e 172 MW na região do Tramoeste. O órgão informou que, às 20h58, foi iniciada a normalização dos equipamentos, sendo concluída às 22h50.

O restabelecimento da carga da região Tramoeste foi iniciado às 20h59. Às 21h10, 87% da carga já estava restabelecida e a conclusão da recomposição se deu às 21h45, segundo informou o ONS.

A recomposição da carga no Amapá teve início às 21h40. Às 23h15, 99% estava restabelecida. Ainda conforme o órgão, o restabelecimento total ocorreu às 00h41 do dia 19 de outubro.

Em Manaus, o restabelecimento iniciou às 21h44. Às 23h40, 99% da carga estava restabelecida. Porém, moradores de bairros da zona leste de Manaus informaram que o fornecimento de energia elétrica só voltou a ocorrer por volta de 1h e até 2h do dia 19 de outubro. A ONS informou que a conclusão da recomposição ocorreu às 01h31 do dia 19 de outubro.

Anúncio