Operação Boas Festas, do Ipem-AM, fiscaliza comércio em Manaus e Região Metropolitana

A operação verifica o peso, a existência do selo do Inmetro e as informações obrigatórias para comércio de alimentos da época natalina

Manaus – O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) iniciou nesta quinta-feira (26) a operação especial Boas Festas, com ações de fiscalização do comércio em Manaus e Região Metropolitana. A operação verifica o peso, a existência do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e as informações obrigatórias para comercialização dos produtos.

Os principais alvos da fiscalizados do Ipem são os itens alimentícios da época natalina, como panetones, frutas cristalizadas, castanhas, frios, nozes, peru, chester, tender, bacalhau, dentre outros. Os materiais apreendidos serão reanalisados no laboratório do instituto.

Operação Boas Festas ocorrerá até o dia 16 de dezembro (Foto: Natasha Pinto/Divulgação)

Segundo o presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, somente em 2019 foram encontrados 1.250 produtos com irregularidades. Ele afirmou que a operação ocorrerá até o dia 16 de dezembro.

“Esse trabalho preventivo é feito para garantir ao consumidor que esses produtos relacionados ao Natal estejam dentro da conformidade do Inmetro. Há uma procura muito grande pelo peru e chester, mas será se o peso que está na embalagem é o verdadeiro? Nosso trabalho é confirmar isso”, explicou.

Os estabelecimentos comerciais que forem flagrados comercializando produtos irregulares serão notificados e terão os produtos apreendidos. Os responsáveis terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, estando sujeitos às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, que pode chegar a R$ 1,2 milhão.

Os consumidores podem fazer denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800 092 2020, de segunda a sexta, de 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]

Anúncio