Operação ‘Carga Pesada’ coíbe circulação de veículos irregulares em Manaus

O balanço geral indicou que 117 veículos pesados foram abordados e 17 foram autuados por irregularidades constatadas na fiscalização conjunta

Manaus – Mais uma fase da operação “Carga Pesada”, foi realizada nesta terça-feira (21) para coibir a circulação de veículos pesados em condições irregulares. Dessa vez, na avenida Rodrigo Otávio, zona sul, e ocorreu em conjunto com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar (PM) e ainda com o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

Cerca de 117 veículos pesados foram abordados e 17 foram autuados por irregularidades constatadas na fiscalização conjunta. Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, foram alguns dos carros abordados. O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanhou a operação e explicou que o órgão escolheu o local para fazer abordagem, por ser via de intensa passagem dos tipos de veículos, que são alvos da iniciativa.

(Foto: Sidney Mendonça / IMMU)

“Estas operações são rotineiras em todas as áreas da cidade e, hoje, escolhemos este local, por ser via de acesso para o Distrito Industrial e também por ser uma via larga, onde podemos fazer a fiscalização sem atrapalhar o trânsito. Temos aqui o Detran e o BPTRan, para fazer a verificação da documentação e a situação das cargas. É importante que os veículos trafeguem nas ruas de Manaus em plenas condições de tráfego, visando a segurança de todos”, frisou.

Paulo Henrique salientou que os agentes de Trânsito do IMMU verificaram o tamanho dos veículos e o acondicionamento da carga, competência municipal. “Então os veículos acima do tamanho permitido, não podem transitar na cidade, assim como com largura e altura fora dos padrões e também com carga mal acondicionada”, destacou.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, o órgão estuda definir novas restrições de tráfego de veículos pesados. “Estamos tratando de um assunto bastante delicado, porque precisamos deixar que o Distrito Industrial funcione, ao mesmo tempo, em que precisamos fazer restrições. Por isso, estamos conversando com os administradores dos portos, para identificarmos como é a operação nas unidades portuárias, e com o Sindicato dos Caminhoneiros, para saber quais as necessidades da categoria, para que a gente chegue a um consenso, quanto à área de restrição”, afirmou.

Vias do Centro onde veículos pesados são proibidos de circular:

Avenidas Leonardo Malcher, Floriano Peixoto, 7 de Setembro, Joaquim Nabuco, Lourenço da Silva Braga, Joaquim Nabuco (trecho entre as ruas dos Andradas e Quintino Bocaiúva), Floriano Peixoto; ruas Luiz Antony, Governador Vitório, Tamandaré, Marquês de Santa Cruz, Rua dos Andradas e Quintino Bocaiúva.

Vias com horários regulamentados para o tráfego de veículos pesados:

Avenidas Constantino Nery e Djalma Batista
6h às 9h e 17h às 20h – proibida a circulação de veículos acima de 8 toneladas
9h às 17h – proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas

Avenida Maceió
6h às 20h – proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas

Avenida Mário Ypiranga Monteiro
6h às 9h – proibida a circulação de veículos acima de 8 toneladas
9h às 20 – proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas

Avenida Umberto Calderaro
6h às 17h – proibida a circulação de veículos acima de 16 toneladas
17h às 20h – proibida a circulação de veículos acima de 8 toneladas

20h às 6h circulação de veículos pesados livre em todas as vias

O IMMU informa que as avenidas Rodrigo Otávio, Efigênio Sales e Max Teixeira estão regulamentadas para os veículos pesados em circulação no lado direito da via. Os agentes realizam diariamente a fiscalização e o monitoramento nessas avenidas, para coibir infrações e garantir a segurança aos motoristas e pedestres.

Anúncio