Orientações sobre emprego no ‘Caminhão Conhecendo os ODS’, neste sábado (27)

Das 10h às 18, a população poderá conhecer na prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Programação faz parte da Virada Sustentável

Manaus – Como elaborar um currículo e como se sair bem em uma entrevista de emprego, além de dicas de direcionamento de carreira são algumas das atividades gratuitas que os moradores de Manaus poderão conferir neste sábado (27), a partir das 10h, na Praça Heliodoro Balbi, também conhecida como ‘Praça da Polícia’, no Centro, zona sul da capital. Essas e outras atividades fazem parte do projeto Caminhão Conhecendo os ODS, que tem como foco mostrar, de forma prática, o que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e como eles podem colaboram para uma cidade melhor para todos.

Nesse dia, até às 18h, serão oferecidas oficinas, serviços e várias intervenções de conhecimento e lazer para todas as idades. Além de orientações sobre trabalho e carreira, quem passar pelo local poderá conferir orientações sobre saúde bucal, com prevenção de traumatismo bucal, exame e encaminhamento para tratamento odontológico; atendimentos de estética, enfermagem e biomedicina; oficinas de compostagem e de brinquedos feitos com materiais recicláveis; como preparar uma horta caseira e aulas de culinária sustentável com equipes do Consulado da Mulher, entre outras.

Evento

O evento é realizado pela NTICS Projetos com patrocínio da Whirlpool Corporation. Em Manaus, a programação faz parte da Virada Sustentável, organizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e um conselho criativo formado por 57 organizações. Manaus é a segunda cidade do País a receber o projeto, que já passou por Joinville (SC) no último dia 6, onde reuniu em uma praça da cidade 4,7 mil pessoas, e depois segue para Rio Claro (SP), onde chega no dia 10 de agosto.

lém da mobilização do dia 27 de julho na Praça da Polícia, Manaus também recebeu uma ação preparatória para a chegada do Caminhão Conhecendo os ODS (Foto: Giovane Schimdt/Divulgação)

As três cidades escolhidas para receber o projeto abrigam as três unidades de produção da Whirlpool Corporation no Brasil. Segundo Bernardo Gallina, Vice-Presidente Jurídico, Compliance, Sustentabilidade, Segurança Corporativa, RI e Comunicação da empresa, as metas da ONU são muito relevantes e a empresa está empenhada no compromisso de atingir todos os objetivos.

“Com o caminhão nossa expectativa é impactar mais de 20 mil pessoas, conscientizar e engajar as comunidades sobre a importância dos temas. Temos uma atuação contínua de Responsabilidade Social, na qual já assistimos a mais de 30 mil mulheres em todo o país e de Sustentabilidade, onde conseguimos importantes resultados no uso sustentável dos recursos naturais (água e energia), na redução da emissão de gases e resíduos, por exemplo, e agora vamos expandir nossa atuação em outros assuntos que envolvem o desenvolvimento do planeta”, afirma Gallina.

Bandeiras dos ODS

Além da mobilização do dia 27 de julho na Praça da Polícia, Manaus também recebeu uma ação preparatória para a chegada do Caminhão Conhecendo os ODS. Crianças e adolescentes da cidade, estudantes da rede municipal de ensino, ajudaram a confeccionar bandeiras com as cores dos ODS. Em retalhos de tecidos, eles escreveram o que querem para a cidade até o ano de 2030. O resultado dessa ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), será apresentado à população no evento do dia 27.

“A ideia do evento é fazer com que as pessoas experienciem na prática o que os ODS da ONU e como elas podem ajudar na divulgação e no alcance das metas que poderão tornar o mundo, o País e as cidades lugares melhores para todos nós. Ficamos bem felizes com a ação em Joinville e estamos ansiosos em ver tudo isso em Manaus também”, explica a CEO da Ntics Projetos, Ana Carolina Xavier.

Caminhão na Praça

A chegada do Caminhão Conhecendo os ODS em Manaus está prevista para o dia 26 de julho, quando será realizado o Talks Conhecendo os ODS, pré-evento do projeto, formado por mini apresentações que contextualizam a aplicação da Agenda 2030 por empresas, instituições e setor público. O Talks também é o evento que dá início às atividades da Virada Sustentável na capital amazonense.

No sábado (27), das 10h às 18h, o Caminhão ficará estacionado na Praça da Polícia e, dentro dele, o público poderá conhecer informações, exposição de fotos e vídeos em realidade virtual relacionados aos ODS 1, 5,10 e 16. Fora do caminhão, tendas representativas dos outros 13 temas vão oferecer atividades diversas.

Além disso, haverá programação especial para crianças e, no Coreto da praça, serão apresentadas atrações como teatro com ensaio aberto, espetáculo de clown, demonstração de Muay Thay com crianças do projeto Caminhos do Frei, apresentação do Atlas ODS, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e palestras sobre traumatismo dentário, com alunos de odontologia daquela instituição.

Para participar das atividades, não é necessário fazer inscrição prévia. Toda a programação do ‘Caminhão Conhecendo os ODS’ foi organizada em parceria com entidades públicas e privadas, empresas e voluntários da cidade. Para saber mais sobre o projeto, acesse este site.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU. O Brasil foi um desses países a assinar compromisso de melhorar seus indicadores até o ano de 2030. Por isso, os ODS também são conhecidos como Agenda 2030.

Cada um dos objetivos trata de uma área diferente, mas estão interligados. São eles:

1 – Erradicação da Pobreza.

2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.

3 – Saúde e Bem-Estar.

4 – Educação de Qualidade.

5 – Igualdade de Gênero.

6 – Água Potável e Saneamento.

7 – Energia Acessível e Limpa.

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.

10 – Redução das Desigualdades.

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

12 – Consumo e Produção Responsáveis.

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.

14 – Vida na Água.

15 – Vida Terrestre.

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Sobre a Virada Sustentável Manaus

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina e movimenta a cidade com oficinas, exposições, intervenções artísticas, limpeza de rios e igarapés, doação de mudas, atividades de bem-estar e saúde, entre outros. Correalizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e em parceria do Instituto Virada Sustentável, o evento leva informação e educação sobre sustentabilidade para milhares de pessoas, utilizando uma abordagem alegre e inspiradora.

Anúncio