Manaus – O aposentado Raimundo Morais de Souza, 59, está a procura de familiares para receber alta médica da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), na zona centro-oeste de Manaus. Há 19 dias, Raimundo tem condições de receber alta médica, porém, sem família e acompanhantes o paciente não pode sair da Fundação.
Raimundo faz tratamento contra um câncer no fígado e é natural de Porto Velho, em Rondônia. O parente mais próximo dela e a mãe, já falecida. À equipe do Serviço Social da FCecon, o aposentado disse que tem primos em Beruri (a 173 quilômetros a sudoeste de Manaus). No entanto, Raimundo mora sozinho na capital amazonense.
O aposentado deu entrada na Emergência da Fundação no dia 16 de maio deste ano, trazido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Vulnerabilidade
Conforme a equipe do Serviço Social da FCecon, Raimundo se encontra em situação de vulnerabilidade social extrema. A observação socioeconômica foi feita após os profissionais da Fundação realizarem uma visita domiciliar onde Raimundo mora, no bairro Raiz, zona sul de Manaus.
No imóvel, que fica aos fundos de uma oficina, foi constatada a insalubridade do local. Raimundo ficava em casa sozinho e o Serviço Social constatou que ele precisa de cuidados até mesmo para tomar banho.
Na última quarta-feira (12), a equipe de admissão da Fundação Dr. Thomas, da Prefeitura de Manaus, esteve na FCecon para avaliar a situação de Raimundo. A instituição busca uma vaga para o aposentado.
Informações
Quem tiver informações ou conhecer Raimundo Morais de Souza pode entrar em contato com o Serviço de Assistência Social da FCecon pelos números 3655-4624 e 3655-4621, das 8h às 17h.