Paciente denuncia falta de tomógrafo no Hospital Delphina Aziz; veja vídeo

O aparelho é usado para ter um diagnostico correto na realização do tratamento adequado de pessoas infectadas pela Covid-19

Manaus– Um vídeo, gravado por um celular, foi enviado à redação do Grupo Diário de Comunicação na tarde desta quarta-feira (13), informando que o aparelho de tomografia computadorizada do Hospital Delphina Aziz, localizado na zona norte de Manaus, está queimado. O que impede da equipe médica de ter um diagnostico correto para realização do tratamento adequado de pessoas infectadas pela Covid-19.

Uma estudante de psicologia, de 24 anos, entrou em contato com a redação do grupo Diário informado que sua tia, uma administradora de 40 anos de idade, sentiu complicações decorrentes da Covid-19 e foi internada, no dia 07 de janeiro, na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Campos Sales, que fica no Bairro Tarumã. O quadro de saúde foi se agravando, e ela foi transferida para o Hospital Delphina Aziz na última segunda-feira (11). No local não havia como realizar o exame de tomografia computadorizada do pulmão, já que o equipamento estava quebrado. A senhora de 40 anos encontra-se no momento entubada na unidade de saúde.

“O que eu sei é que lá no Hospital Delphina Aziz não estão realizando o exame de tomografia pela falta do aparelho, o que está lá tá quebrado. Os pacientes estão à espera de fazer esse importante exame e não tem nenhuma previsão de quando vão poder fazer, porque o equipamento está quebrado. Nosso estado encontra-se num momento horrível nessa pandemia pela falta de total atenção de muita coisa que eu nem sei listar. Enquanto as pessoas estão lá esperando, elas poderiam se recuperar e voltar para casa. Mas não tem previsão e quando vão fazer esse exame. Isso é muita falta de respeito com as pessoas que estão na espera e com a família que não tem notícia de quando isso vai acontecer”, diz o vídeo mandado pela moça que não quis se identificar.

O Hospital Delphina Aziz, foi inaugurado em 2014, e durante o primeiro pico da pandemia do novo coronavírus, foi considerado como de referência para o tratamento da covid-19 no estado. No local, só aceitam pacientes transferidos de outras unidades em estado grave. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), informou, por meio de nota de esclarecimento, que a informação não procede. E que o aparelho de tomografia do Hospital Delphina Aziz passou apenas por uma manutenção e já está em funcionamento. Ou seja, segundo a denúncia, ficou sem ser utilizado por cerca de três dias.

Veja vídeo:

 

Anúncio