Pesquisa sobre nova cultura do café deve beneficiar pequenos agricultores no AM

Projeto foi apresentado durante a Semana da Cultura do Café no Amazonas

Manaus – Um pesquisa sobre nova cultura do café deve beneficiar pequenos agricultores no Amazonas. O projeto foi apresentado durante a ‘Semana da Cultura do Café no Amazonas’ que acontece até a próxima sexta-feira(18), nos municípios de Itacoatiara, Silves e Manaus.

(Foto: Divulgação)

A “Semana da Cultura do Café” é um evento promocional da cultura do café no estado do Amazonas, realizado em parceria pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Associação Solidariedade Amazonas (ASA).

O objetivo do evento é apresentar as novas cultivares de café robusta desenvolvidas pela Embrapa e analisar aspectos da cadeia produtiva do café no estado do Amazonas. O evento é voltado para agricultores, técnicos do setor agrícola e público interessado na produção de café.

A Semana é composta por três Dias de Campo, nos dias 17, 18 e 20 de maio, que ocorrerão em Unidades de Referência Tecnológica localizadas em três municípios do Amazonas onde estão sendo realizados cultivos experimentais de novas cultivares de cafeeiros. Durante cada Dia de Campo serão realizadas palestras com demonstrações, em campo, sobre as novas cultivares, e informações sobre colheita, pós-colheita, qualidade da bebida, bem como contextualização sobre o mercado e indústria para o café produzido no Amazonas.

Neste evento serão apresentados os primeiros resultados do segundo ciclo de pesquisa sobre a cultura de cafeeiros clonais no Amazonas. Também será uma oportunidade para apresentação de resultados do primeiro ciclo de pesquisa conduzido durante sete anos (de 2014 a 2020) no estado.

Dentre as entidades participantes, a Eneva, empresa integrada de energia que atua na exploração e produção (E&P) de gás natural e no fornecimento de soluções de energia, reforça a sustentabilidade nas comunidades.

“Os projetos têm como prioridade o incentivo ao desenvolvimento das potencialidades de cada comunidade onde atua, à geração de renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas. A pesquisa de novas culturas agrícolas e a Semana do Café no Amazonas se enquadram nessas premissas e, por isso, merecem todo incentivo da empresa”, afirma a diretora de Gente, ESG, Saúde & Segurança, Comunicação & Cultura da Eneva, Anita Baggio.

Além de estar em linha com os pilares socioambientais da companhia, o projeto tem a vantagem de contar com um grupo de ponta da pesquisa agropecuária no país – a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Associação Solidariedade Amazonas (ASA).

Nesse projeto, são pesquisadas novas cultivares híbridas de café, chamadas de Robustas Amazônicos, testadas nas condições do estado do Amazonas. O resultado da pesquisa será demonstrado na visita ao campo, com a presença de autoridades locais e representante da Eneva.

Os resultados obtidos até agora revelam que a cultura desse tipo de café é viável e representa uma alternativa sustentável para o pequeno agricultor do Amazonas. Por meio dessa atividade, é possível melhorar a renda das famílias e, ao mesmo tempo, preservar a floresta e evitar o desmatamento.

De acordo com a Embrapa, os resultados indicam que a produção do café no Amazonas tem potencial para pequenas áreas de produção familiar, com uso de técnicas visando sustentabilidade, permitindo melhoria de renda para agricultura familiar e preservação da floresta evitando desmatamentos no estado do Amazonas.

O intuito é mostrar aos agricultores, técnicos, estudantes e lideranças políticas que a cultura do café é viável e representa uma alternativa sustentável de renda para o pequeno agricultor.

A programação ocorre nas seguintes datas e locais:

Dia de Campo em 17 de maio de 2022, Município: Itacoatiara. De 8h às 13h – no Sítio JotaPê, AM 010, KM 8 (sentido Itacoatiara-Manaus).
Dia de Campo em 18 de maio de 2022, Município: Silves. De 8h às 13h – na Sede da Associação Solidariedade Amazonas (ASA), Rodovia AM-363, Km 77.
Dia de Campo em 20 de maio de 2022, Município: Manaus. das 8h às 13h – na Fazenda da Ufam (FAEXP), BR 174, KM 38

Anúncio