Pessoas se aglomeram em fila na tentativa de atendimento em agência da Caixa

A fila começou a se formar ainda na tarde desta terça-feira (5), para atendimentos que serão realizados a partir das 8h da quarta-feira (6). Em sua maioria, as pessoas buscam solucionar problemas relacionados ao Auxílio Emergencial

Manaus – No início da noite desta terça-feira (5), a equipe de reportagem do Grupo Diário de Comunicação (GDC), flagrou mais uma vez dezenas de pessoas em frente à agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus. A causa da fila antecipada e aglomeração na agência, segundo os populares, é o auxílio emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal, para amenizar os impactos econômicos causados pelo novo coronavírus (Covid-19).

As pessoas aguardam atendimento para a manhã desta quarta-feira (6). Elas deverão passar a madrugada toda na fila (Foto: Carlos Nascimento)

O vendedor ambulante Jovenal Carvalho Rocha é um dos primeiros da fila. Segundo o vendedor, a antecedência é uma tentativa de garantir o atendimento no banco, que só retomará o atendimento na manhã desta quarta-feira (6). A solicitação de auxílio feita por Jovenal ainda não foi aprovada, o mesmo motivo que tem levado centenas de pessoas a enfrentarem a aglomeração e filas quilométricas, furando assim as recomendações de distanciamento social.

“Não tenho cartão do Bolsa Família, mas eu tenho o Cartão Cidadão. O dinheiro não está caindo na conta, não sai da análise. Estou nessa fila deste 17h, recebi uma pulseira para ser atendido amanhã, mas se não dormir aqui ninguém consegue. Vou passar a noite na fila. Eu trouxe água e bolacha para a refeição da noite”, explicou o vendedor.

A fila, que começa na frente da instituição bancária, no início da noite desta terça-feira já atingia a calçada de outros estabelecimentos comerciais da Autaz Mirim (Foto: Carlos Nascimento)

Horários

Nesta terça-feira (5), por meio de nota, a Caixa Econômica Federal esclareceu “que todas as pessoas que chegarem às agências durante o horário de funcionamento, de 8h às 14h, serão atendidas. Não é preciso madrugar nas filas evitando, assim, períodos excessivos de espera e aglomerações”, pontuou.

Deste a última segunda-feira (4), todas as agências da Caixa, estão funcionando em horário estendido, para garantir o atendimento à população. No próximo sábado (9), mais de 2 mil agências em todo país estarão abertas para atendimento do auxílio emergencial.

A Caixa informou ainda que “intensificou o atendimento às pessoas que estão nas filas, de forma a dar celeridade com prestação de informações e geração de códigos (tokens) para a realização de saques, conforme o calendário de pagamento e da necessidade de se manter o distanciamento”.

Cinco caminhões-agências serão colocados à disposição dos beneficiários do auxílio emergencial, em locais com maior necessidade, como Norte e Nordeste. A Caixa ainda está em contato direto com as prefeituras das cidades para fechar parcerias para organização e atendimento à população.

Anúncio