Piloto de aeronave que caiu em Manaus recebe atendimento no 28 de Agosto

Segundo a empresa Amazon Naves, o piloto do avião que caiu, na manhã desta terça-feira, em Manaus, está vivo e vai poder esclarecer o que aconteceu. Ele é oficial reformado da Aeronáutica

Manaus – O piloto da aeronave de pequeno porte que caiu, na manhã desta terça-feira (22), em uma área de mata, próximo ao conjunto dos Franceses, bairro Flores, na zona centro-oeste de Manaus, Clóvis Martiny, 55, recebe atendimento no Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto. O piloto é oficial reformado da aeronáutica, segundo informações da empresa de táxi aéreo Amazon Naves.

Aeronave de pequeno porte cai em Manaus (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O avião estava retornando de um frete, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros a noroeste de Manaus), quando, no período da noite, pousou no aeroporto Eduardo Gomes. Segundo o gerente de segurança operacional da Amazn Naves, João Tavares dos Santos, durante o translado do aeroporto para o Aeroclube foi que ocorreu a tentativa de pouso de emergência.

Segundo ele, Clóvis que está entre os pilotos mais experientes da empresa. Ele deixou o local do acidente com seus pertences pessoais, andando, e foi levado para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. A assessoria do hospital informou à reportagem que o paciente passa por atendimento desde às 10h12 desta terça-feira.

O avião foi fabricada em 1995, segundo informações da Agência Nacional da Aviação (Anac). Em consulta ao site da Anac, o avião de maior porte a operar no aeródromo, conforme Acioli, está com a Certificação de Aeronavegabilidade  (CA) regular e o vencimento do documento ocorre somente no dia 17 de julho de 2021.

Com capacidade para uma tripulação de nove pessoas, segundo o superintendente do aeródromo de Manaus, Hélio Acioli, a empresa de táxi aéreo Amazon Naves informou que o piloto, de nome ainda não divulgado, está vivo. “O bom disso tudo é que ele está vivo, vai ser muito importante para a aviação ele explicar o que aconteceu”, disse.

A reportagem acompanhou a chegada de três viaturas do Samu no local. O trânsito ficou congestionado na área da Avenida Torquato Tapajós. De acordo com o Samu, as equipes foram acionadas para atender o piloto e o co-piloto da aeronave, mas, ao chegarem ao local, não havia vítimas.

O major Élcio Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, informou que populares disseram que uma pessoa saiu do local com um malote na mão. “Avistaram uma pessoa próximo a aeronave, próximo ao local, ensanguentada. Mas até o momento o Samu e a PM não apresentou confirmação para a corporação”, disse.

blank

Aeronave de pequeno porte cai em Manaus (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Anúncio