PlanificaSUS inicia no Estado pelo Baixo Amazonas com ações de Saúde

O projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS) visa a organização e a integração em rede da Atenção Primária com a Atenção Ambulatorial Especializada, no Estado

Manaus – A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) iniciou, na última sexta-feira (24), o projeto piloto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS), que visa a organização e a integração em rede da Atenção Primária com a Atenção Ambulatorial Especializada. O piloto do projeto no Amazonas será implementado na região Baixo Amazonas abrangendo Parintins (polo), Maués (subpolo), Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos.

A região escolhida para iniciar o projeto receberá investimentos do Estado (Foto: Reinaldo Okita/Arquivo/GDC)

O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), junto aos Estados e municípios, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e execução do Hospital Israelita Albert Einstein (Hiae). Na sexta-feira, aconteceu a primeira reunião preparatória envolvendo todos os parceiros, no auditório da sede da Susam.

De acordo com o secretário da Susam, Rodrigo Tobias, além de ter seu sistema de saúde organizado e integrado, a região escolhida para iniciar o projeto receberá investimentos do Estado. “Vamos inserir os investimentos na Lei Orçamentária Anual já para o próximo exercício. Para esse ano, dentro do projeto, estamos preparando a rede, junto com os parceiros”, destacou o secretário, durante a primeira reunião preparatória do projeto.