Assaltantes voltam a usar ‘chapolin’ para furtar carros em Manaus, alerta PC

“Se você acionar o travamento e a porta estiver aberta, provavelmente, alguém usando chapolin está no entorno do seu veículo”, orientou o delegado da Derfv

Manaus – A Polícia Civil (PC) alerta a população para os casos de furtos de veículos realizados com o uso de ‘chapolin’, um dispositivo que impede o acionamento de alarmes e travas eletrônicas de veículo. Nas últimas duas semanas, três carros foram furtados e a polícia suspeita que os crimes tenham sido praticados com o uso do dispositivo.

Recomendação é que o motorista tranque o veículo e comprove se realmente ficou travado (Foto: Eraldo Lopes)

O delegado Rafael Allemand, titular da Delegacia Especializada em Furtos de Veículos (Derfv), explicou que o dispositivo voltou a ser usado em grande escala na cidade e a suspeita dele é que a quantidade de furtos de veículos possa aumentar com a movimento de carros em centros de compras na época natalina, em Manaus.

“Já recebemos informações que há ocorrências de furtos com o chapolin no Vieiralves”, afirmou o delegado, mencionando o conjunto Vieiralves, localizado no Bairro Nossa Senhora das Graças, na zona centro-sul da cidade.

A recomendação do delegado é que o motorista tranque o veículo e comprove, tentando abrir maçaneta do carro, se o veículo realmente ficou travado. “Se você acionar o travamento das portas (do carro) e a porta estiver aberta, provavelmente, alguém usando chapolin está no entorno do seu veículo”, alertou o delegado.

Allemand informou que os criminosos entram no carro e conseguem dirigir o veículo sem levantar grandes suspeitas. Outra orientação da polícia é não deixar objetos de valor dentro do carro ou, pelo menos, guardar os objetos no porta-malas. Ainda segundo o delegado, não há carros preferidos por quadrilhas que usam esses dispositivos e os criminosos conseguem comprar o equipamento pela internet.

Anúncio