Dois homens são presos e 13,5 toneladas de pescado apreendidos no interior do AM

Durante a revista na embarcação “Leydy Layze”, em Santo Antônio do Içá, foram encontradas 7,6 toneladas de piracatinga em 127 sacas, além de 5,9 quilos de pirarucu salgado em 80 sacas

Manaus – Dois homens foram presos e 13,5 toneladas de pescado foram apreendidos neste sábado (3), no município de Santo Antônio do Içá (distante 880 quilômetros de Manaus). A ação ocorreu depois que um barco pesqueiro realizou uma manobra suspeita para evitar a fiscalização na ilha São Salvador, entre os municípios de Santo Antônio do Içá e Tonantins.

“Estávamos realizando o patrulhamento quando vimos o barco entrar em um furo de rio para fugir da fiscalização. Fizemos a revista e encontramos o pescado ilegal”, afirmou o tenente Marques Junior do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), que realizou a ação em parceria com a Polícia Federal.

Foram presos o dono da embarcação e o responsável pela carga (Foto: Divulgação/SSP)

Durante a revista na embarcação “Leydy Layze”, foram encontradas 7,6 toneladas de piracatinga em 127 sacas, além de 5,9 quilos de pirarucu salgado em 80 sacas.

Foram presos o dono da embarcação e o responsável pela carga. A dupla foi apresentada na delegacia de Santo Antônio do Içá e vai responder por transporte e venda de pescado ilegal. A carga foi doada para a Defesa Civil do município.

Intensificação

No último dia 23 de julho, a operação já havia apreendido 8,9 toneladas de pescado em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). Na ocasião, um homem de 34 anos foi preso. Ainda em julho, outras 4,5 toneladas foram apreendidas também em Tabatinga.

Além de pescado ilegal, também tem sido grande o volume de drogas apreendidas na região de fronteira. A Secretaria de Segurança Pública está reforçando o combate ao narcotráfico e à criminalidade na região, tendo renovado termo de comodato de fuzis e adquirido armamento para as Polícias Civil e Militar.