Forças de Segurança registram 80 crimes eleitorais no segundo turno, em Manaus

O balanço da Operação Eleições 2020 foi apresentado logo após o encerramento da votação

Manaus  – No segundo turno das eleições municipais, em Manaus a maioria das ocorrências foi relacionada à desobediência à Lei Seca, que proibia o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, supermercados e outros locais, entre 22h de ontem e às 18h de hoje. O balanço da Operação Eleições 2020 foi apresentado logo após o encerramento da votação.

(Foto: Divulgação SSP/AM)

Neste fim de semana, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) registrou apenas 52 denúncias de crimes eleitorais, a maioria nas zonas leste (25,5%) e norte (24,6%). Os registros foram relacionados à boca de urna e consumo de bebida alcoólica. Não houve comprovação dos fatos.

Vistorias da Central Integrada de Fiscalização (CIF) e da Polícia Civil fecharam 79 bares na capital. Na manhã de hoje, houve o fechamento de outro bar no bairro Tancredo Neves, zona norte. Foram fechadas três festas, sendo uma clandestina, com mais de mil pessoas durante vistoria na noite de sábado na capital amazonense.

O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, parabenizou todos os servidores do sistema e a atuação durante o trabalho integrado nos dois turnos. “Tivemos uma eleição extremamente tranquila, com raríssimas exceções. Portanto está de parabéns a democracia manauara. Agradeço a todos os policiais que fizeram parte desse trabalho”, disse o secretário.

A delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz, explicou que o trabalho funcionou de forma bastante tranquila nos dois turnos. “Agora no segundo turno fechamos com chave de ouro, com operações que começaram a sexta-feira e culminaram agora no final do dia em que foi possível ter um pleito de qualidade, vivenciar ativamente a festa da democracia”, afirmou a delegada-geral.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Ayrton Norte, disse que a PM sai deste pleito com um saldo positivo. “A Polícia Militar trabalhou integrada aos demais órgãos de Segurança Pública, e nós só temos que agradecer. Agradecer, lógico, a todos os meus comandados, esses homens e mulheres abnegados, que passaram dias trabalhando em prol da população, fazendo garantia de votação, fazendo a garantia da ordem pública”, agradeceu o comandante.

(Foto: Divulgação / SSP-AM)

Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) autuou 12 condutores por condução de veículo sob o efeito de bebida alcoólica, uma queda de 60% em relação ao primeiro turno. Outros dois motoristas embriagados se recusaram a fazer o exame e foram autuados. Durante todo o domingo, o Detran manteve agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), junto com militares do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) para atuar em caso de necessidade.

Anúncio
Anúncio