Operação policial apreende mais de 50 quilos de drogas

Os entorpecentes estavam em três embarcações que vinham dos municípios de Tefé, Fonte Boa e Codajás

Manaus – Mais de 50 quilos de drogas foram apreendidas pela Polícia Civil em uma operação conjunta com a Receita Federal na madrugada desta sexta-feira. Entre os entorpecentes estavam cocaína e maconha, transportados em três embarcações que vinham dos municípios de Tefé, Fonte Boa e Codajás.

Os entorpecentes tinham como destino a zona sul de Manaus (Foto: Divulgação)

A ação foi realizada pela Polícia Civil por meio dos delegados George Gomes e Paulo Mavignier, diretores, respectivamente, do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). Os trabalhos foram desencadeados por policiais civis do Denarc, DPM, Delegacia Fluvial (Deflu) e agentes da Receita Federal.

Conforme o delegado Paulo Mavignier, as drogas apreendidas foram encontrados nas dependências de um barco, vindo do município de Codajás, distante 240 quilômetros em linha reta da capital. As equipes encontraram cerca de 39 quilos de cocaína e 13 quilos de maconha. Em uma embarcação, oriunda de Fonte Boa, município distante 678 quilômetros em linha reta da capital, foram encontrados 13 quilos de maconha do tipo skunk. E em outro barco, também vindo de Codajás, estavam dois quilos de maconha do tipo ‘skunk’.

Ainda segundo Mavigner, os entorpecentes tinham como destino a zona sul de Manaus. O apoio dos policiais lotados na Deflu e os cães farejadores da Receita Federal foram cruciais as apreensões do material ilícito.

O diretor do Denarc explicou que dois barcos foram abordados no porto fluvial do município de Manacapuru e um nas proximidades da orla de Manaus. Segundo Mavignier, as investigações continuam para identificar os fornecedores, os transportadores e quem iria receber a droga em Manaus.

Conforme o delegado George Gomes, a Operação Cruzada, que visa combater o tráfico, organizações criminosas e homicídio, em dois meses já conseguiu apreender mais de 50 quilos de entorpecentes e prender mais de 80 pessoas na capital. “Nós temos uma operação grande que é chamada Cruzada Sul, no sentido de combater o tráfico de drogas, organizações criminosas e também homicídios. Essa operação tem a coordenação do delegado geral de polícia e do secretário de segurança. As unidades policiais da zona sul mais a seccional sul, além das delegacias especializadas, homicídios, DFV, DRFV e o Departamento de Narcóticos, todas essas equipes juntas então trabalhando de forma coordenada buscando soluções para o enfrentamento do crime, e conseguimos, com sucesso, já nesta sexta-feira, essa apreensão”, disse.

O delegado Paulo Mavignier afirma que a população pode ajudar na apreensão desses materiais por meio de denúncias. “A gente tem um canal oficial da Secretaria de Segurança, que é o 181, e tem o disque denúncias do Denarc, que é o (92) 99415 0129. A população pode entrar em contato pelo WhatsApp que terá garantia de anonimato. Não é restrito a Manaus, mas a todo o Estado, principalmente a calha do Solimões”, explica.

Anúncio