PMs denunciam que direção do CDPM 2 já sabia sobre fuga de presos no Amazonas

Neste sábado (12), 35 presos fugiram por um túnel no CDPM 2. Policiais militares afirmam que já haviam comunicado a direção do presídio sobre atitudes suspeitas dos detentos

Manaus – Policiais militares que trabalham no Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2) afirmam que já haviam comunicado a direção do presídio sobre atitudes suspeitas dos detentos, em relação a fuga de presos, ocorrida na manhã deste sábado (12). A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) confirmou a fuga de 35 detentos. Após a fuga, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) montou uma operação para tentar recapturar os foragidos.

Após a fuga, a SSP montou operação para recapturar os detentos. (Foto: Divulgação)

Segundo uma fonte, que pediu para não ter o nome divulgado, policiais militares que trabalham na unidade prisional fizeram um vídeo onde é possível ouvir barulhos de grades sendo serradas.“Os meninos (policiais) sempre escutam os caras quebrando o piso, serrando as grades. Fizemos um vídeo onde os presos estão batendo tipo no chão, como se estivessem quebrando o piso, avisamos para direção e não tomaram providências. Deu no que deu”, afirma.

Segundo o delator, o comandante do Batalhão de Guarda, coronel Ronilton, e o titular da Seap, coronel Cleitman Coelho, já haviam sido informados pelos militares. “A ocorrência foi lançada no livro, mandamos o vídeo para direção do presídio e eles não deram a mínima”, conta. Os policiais militares que trabalham na unidade prisional temem que sejam colocados como culpados pela fuga.

Conforme a informação, no CDPM 2 há um efetivo de no máximo cinco policiais militares para quase mil presos. “Vão apurar e vão querer colocar a culpa nos PMs. Estão querendo prejudicar o lado mais fraco, sendo que eles ganham milhões pra fazer uma coisa que eles não fazem direito”, ressalta. Entre os foragidos há presos considerados de alta periculosidade, como ‘Sandrinho’, ‘Playboy’ e ‘Mano Kaio’.

A reportagem do Portal D24AM tentou contato com a Secretaria de Administração Penitenciária e aguarda posicionamento sobre as denúncias.

Fuga de presos

No início da tarde deste sábado (12), a Seap confirmou que 35 detentos fugiram do CDPM 2, no início do dia. A secretaria também confirmou que os detentos fugiram por um túnel. De acordo com a Seap, após o registro da fuga, foi realizado “procedimento de contagem de presos e vistoria em todos os pavilhões”. Em nota, a secretaria disse que está “tomando as providências para vedação do túnel encontrado próximo a área externa do pavilhão 5, por onde os presos conseguiram realizar a fuga”. Segundo a Seap, informações e fotos dos 35 foragidos foram repassados ao Sistema de Segurança Pública para as buscas.

Já a SSP informou também, em nota, que desde as primeiras informações sobre o ocorrido, as forças policiais atuam e auxiliam a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) na contagem, identificação e revista dos presos. O Comando-Geral da Polícia Militar informou que realiza incursões ao redor do complexo prisional na BR 174 e também tem feito sobrevoos com o helicóptero Águia. Tropas das Rondas Ostensivas Candido Mariano (Rocam), Companhia de Operações Especiais (COE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e a Força Tática estão reforçando o patrulhamento em missões especiais nas estradas e em toda a cidade.

Segundo a nota, a Delegacia Geral da Polícia Civil está fazendo varreduras em diversas áreas da cidade e na zona rural. A ação envolve policiais do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). Todos os dez Distritos Integrados de Polícia (DIP) de plantão estão empenhados na missão. A lista com o nome e as fotos dos foragidos já estão em posse dos agentes de segurança e a missão, segundo a SSP, é recapturar os apenados, reconduzindo-os novamente ao sistema prisional.

Exclusivo: mãe de detento afirma que alertou diretor sobre fuga no CDPM 2

Exclusivo: mãe de detento afirma que alertou diretor sobre fuga no CDPM 2

Posted by D24am on Saturday, May 12, 2018

Anúncio