Polícia Militar apreendeu mais de 180 armas em janeiro, em Manaus

O número representa um aumento de 24,3% nas apreensões em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informou a PM

Manaus – A Polícia Militar (PM) informou, neste domingo (10), ter apreendido 189 armas de fogo, em operações policiais e em ocorrências após denúncias da população, em janeiro deste ano. O número representa um aumento de 24,3% nas apreensões em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informou a PM com base em dados do Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom).

Em janeiro do ano passado, foram apreendidas 152 armas, informou a PM com base em dados do setor de Balística do Instituto de Criminalística (IC).

O número representa um aumento de 24,3% nas apreensões, segundo PM (Foto: Divulgação/PM)

Operações

Para sufocar o crime, a Polícia Militar informou ter intensificado as operações nos bairros este ano, destacando as operações Catraca, Saturação e Águia. “A Operação Catraca ocorre com buscas a armas e outros materiais ilícitos em ônibus do transporte público em todas as zonas da cidade. O objetivo é evitar roubos dentro dos veículos. O diferencial na operação é a ausência de cones nos corredores viários por onde trafegam os ônibus, para não chamar a atenção e também não complicar o trânsito”, explicou o subcomandante-geral da PM, coronel Disney de Lima Brilhante.

Já a Operação Saturação, coloca um grande efetivo em áreas onde há grande incidência criminal, que é baseada em estatísticas de ocorrências de furtos, roubos e outros delitos. Nesta modalidade, os policiais militares adentram ruas, becos e vielas. Pessoas são abordadas e revistadas. Essa operação acompanha a alteração da mancha criminal e é realizada pelos Comandos de Policiamento de Área (CPAs).

As ações da Operação Águia resultaram na abordagem de pessoas e veículos entre ônibus coletivos, motocicletas, carros de passeio, táxis, mototáxis e caminhões. Também são vistoriados bares e estabelecimentos similares. Nas incursões são apreendidas armas de fogo e veículos furtados ou roubados são recuperados.

Denúncias

A população contribui no combate ao crime. As denúncias podem ser feitas de maneira sigilosa ao 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O serviço funciona 24 horas por dia e atende ligações de todo o Estado.

Na capital, cada Companhia Interativa Comunitária (Cicom) tem um número de telefone celular para onde o cidadão pode ligar ou até mesmo fazer denúncia por meio do aplicativo de mensagem Whatsapp. Em casos emergenciais, a PM também pode ser acionada pelo 190.