Vídeo mostra simulação de luta entre presos do Ipat

As imagens foram publicadas em uma rede social na tarde desta quinta-feira (26). A Seap-AM confirmou que a filmagem foi feita dentro da prisão

Manaus – Presos simularam uma luta e se filmaram dentro de uma das celas do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), na zona rural de Manaus. As imagens foram publicadas em uma rede social na tarde desta quinta-feira (26). A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap-AM) confirmou que a filmagem foi feita dentro da prisão e informou que os presos envolvidos serão punidos. Em outra postagem, o perfil faz menção à facção criminosa Comando Vermelho (CV).

As imagens mostram sete presidiários, sem camisa, dentro da cela que está com o portão fechado. É possível ver as camas da cela e um colchão, no chão, que é usado como tatame para a luta simulada dos presos.

No início da noite desta quinta, o vídeo e as fotos aparentavam terem sido apagados. A configuração do perfil foi alterada para o modo privado não sendo mais possível vê-los.

No mesmo perfil da rede social foram publicadas fotos de homens posando com revólveres. Várias fotografias dos presos, dentro da mesma cela onde foi feita a filmagem, foram publicadas em uma postagem também na tarde desta quinta. Na legenda, o perfil fez menção ao grupo criminoso CV, relacionado ao tráfico de drogas.

Em nota, a Seap-AM informou que as imagens foram filmadas antes desta quinta. A secretaria confirmou que o ocorrido foi filmado dentro de uma das celas do Ipat. Ainda conforme a secretaria, a prisão passou por uma revista, nesta quinta, e o celular, usado para gravar as imagens, foi apreendido.

A Seap-AM informou ter identificado os presos envolvidos nas imagens. Ainda conforme a secretaria, os presidiários serão submetidos a providências administrativas como isolamento e instauração de conselho disciplinar.

Anúncio