Prédios e espaços públicos ganham iluminação especial em alusão ao ‘Novembro Azul’

O mês marca a sensibilização ao cuidado da saúde do homem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Amazonas, a taxa estimada de incidência é de 42,50 casos para cada 100 mil homens

Manaus – A Prefeitura de Manaus deu início à programação do “Novembro Azul”, mês de sensibilização ao cuidado da saúde do homem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para marcar a abertura da campanha, prédios e espaços públicos, como as sedes da prefeitura, das secretarias municipais de Saúde (Semsa), e de Educação (Semed) e o anfiteatro do complexo turístico Ponta Negra, ganharam iluminação especial de azul. A maternidade Moura Tapajóz, na zona oeste, e a Policlínica Castelo Branco, na zona centro-sul, também receberam a iluminação em tom azulado.

“A nossa saúde é nosso bem maior, por isso, faço um alerta aos homens para que participem da campanha Novembro Azul, de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A campanha da Prefeitura de Manaus é uma maneira de combater o preconceito, principalmente relativo ao exame de toque. Também peço às mulheres para que incentivem os homens de seu convívio, como esposos, familiares e amigos, sobre a importância desse cuidado com a saúde”, destaca a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, ao enfatizar a importância dos cuidados básicos de prevenção voltados à saúde do homem, especialmente em tempos de pandemia da Covid-19.

Durante o mês de novembro, serão reforçadas, por meio da Semsa, ações educativas com foco na conscientização sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, da prevenção e da realização de exames periódicos para detecção precoce do câncer de próstata. Devido à pandemia de Covid-19, que impôs medidas de distanciamento social, a programação irá ocorrer sem eventos que causem aglomeração, por meio da entrega de materiais informativos dentro das unidades de saúde do município.

Assim como em anos anteriores, a campanha também orienta sobre outros aspectos que são importantes para saúde integral do homem. Nas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, são oferecidos vários serviços com enfoque especial para o público masculino, como: avaliação do cartão de vacina, vacinação, testes sorológicos para sífilis, HIV e hepatite, encaminhamentos para avaliação da saúde bucal, para os consultórios de tabagismo (para os homens que desejarem parar de fumar) e outros encaminhamentos em saúde, dependendo da necessidade. Basta consultar o site da Semsa e encontrar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Casos

Em 2020, o câncer de próstata está em primeiro lugar nas estatísticas de novos casos de câncer entre homens no Brasil, sendo também a segunda causa de morte entre os que desenvolvem neoplasias malignas, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que mostra a necessidade de levar a discussão sobre o assunto aos lares brasileiros.

Segundo dados do Inca, são estimados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil, em 2020. No Amazonas, a taxa estimada de incidência é de 42,50 casos para cada 100 mil homens.

Anúncio