Prefeitura altera trânsito e transporte coletivo durante eventos da Semana da Pátria

Nos dias 5 e 7 de setembro, quinta-feira e sábado, serão realizados, respectivamente, os desfiles estudantil e militar em homenagem à Semana da Pátria no Sambódromo

Manaus – A Prefeitura de Manaus vai atuar com a presença de agentes de trânsito e fiscais de transportes para garantir o acesso de pedestres, usuários de transporte público e de condutores aos eventos cívicos e militares realizados durante os feriados da Semana da Pátria na capital. Haverá também reforço na frota de transporte coletivo e no monitoramento do trânsito das áreas incluídas nas festividades.

No dia 7 de setembro, sábado, as intervenções no trânsito serão iniciadas às 5h (Foto: Reinaldo Okita/Arquivo GDR)

Nos dias 5 e 7 de setembro, quinta-feira e sábado, serão realizados, respectivamente, os desfiles estudantil e militar em homenagem à Semana da Pátria no Sambódromo, zona centro-oeste.

Na quinta-feira (5), a Avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba serão interditadas a partir das 14h. Já a Avenida Pedro Teixeira será fechada para o trânsito no trecho entre a Avenida Constantino Nery e a Rua Francisco Orellana. A Avenida Lóris Cordovil vai ser interditada no trecho entre a Constantino Nery e a Rua Vivaldo Lima (SPA do Alvorada).

A Avenida Constantino Nery fica interditada entre o Viaduto de Flores e a Avenida Pedro Teixeira apenas no sentido bairro/Centro. O fluxo será desviado para as avenidas Mário Ypiranga e Djalma Batista. O acesso ou saída do Conjunto de Flores (ao lado da Ambev) será feito pela Avenida Lóris Cordovil que será canalizada com gradis.

O acesso à área de estacionamento do Sambódromo será realizado exclusivamente pela Avenida Pedro Teixeira, sentido Dom Pedro/Avenida Constantino Nery, a partir da Alameda do Samba. A coordenação do desfile fará a triagem dos veículos autorizados a estacionar.

O acesso para os bairros das zonas oeste e centro-oeste será feito pela Avenida Theomário Pinto (prolongamento da Darcy Vargas) ou pela Avenida Desembargador João Machado (Franceses). A Travessa Pedro Teixeira (ao lado da Delegacia Geral) vai ser interditada a partir das 12h. O acesso dos moradores será realizado exclusivamente pela Avenida Constantino Nery.

Desfile militar

No dia 7 de setembro, sábado, as intervenções no trânsito serão iniciadas às 5h, com restrição de tráfego nos seguintes trechos:

– A Avenida Constantino Nery será interditada em ambos os sentidos entre a Rua São Geraldo e Viaduto de Flores.

– A Avenida Pedro Teixeira fica bloqueada entre a Avenida Dom Pedro e Djalma Batista.

– A Avenida Lóris Cordovil será interditada no trecho entre o SPA da Alvorada e Constantino Nery.

O acesso à área de estacionamento do Sambódromo será realizado exclusivamente pela Avenida Pedro Teixeira, sentido Dom Pedro/Avenida Constantino Nery. A triagem dos veículos autorizados a estacionar fica sob a responsabilidade da coordenação do desfile.

Os veículos, que circulam na Avenida Constantino Nery em direção ao bairro, serão desviados para a Rua São Geraldo e depois para a Avenida Djalma Batista. Quem vem da Torquato Tapajós em direção ao Centro será desviado para a Avenida Mário Ypiranga.

Transporte

Para os dias 5 e 7 de setembro, datas dos desfiles cívicos, as linhas de ônibus que atendem o entorno do Sambódromo terão itinerários alterados. A frota operacional atenderá à programação de sábado e domingo, em virtude do feriado da Semana da Pátria, cumprindo os quadros de horários para melhor atendimento aos deslocamentos dos usuários. Um total de 46 servidores da Gestão de Transporte do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuará nas imediações do Centro de Convenções.

As linhas que trafegam no sentido bairro/Centro no T1 (Avenida Constantino Nery) vão realizar embarque e desembarque nesse sentido, pois os desvios de todas linhas serão realizados pela Avenida Djalma Batista.

As empresas que não têm ponto de parada sinalizado no T1, sentido bairro/Centro, realizarão embarque/desembarque na primeira placa de sinalização, logo na entrada do terminal.

Os desvios das linhas ocorrerão a partir das 13h na quinta-feira (5) e no sábado (7), às 4h30, voltando ao itinerário normal após liberação do fluxo das vias.

Quinta-feira (5)

A interdição da Avenida Constantino Nery acontecerá somente no sentido bairro/Centro, devendo o fluxo das linhas seguir também pela Avenida Djalma Batista. As linhas para retorno aos bairros Dom Pedro e Alvorada devem seguir o mesmo fluxo, porém seguindo pela Constantino Nery.

As linhas da Avenida São Jorge, no sentido Centro/bairro, seguirão o fluxo normal pela Constantino Nery, retornando na Ponte dos Bilhares.

Na Lóris Cordovil, as linhas seguirão o fluxo até a Avenida Djalma Batista da seguinte forma:

– Sentido bairro/Centro: seguir pela Avenida Lóris Cordovil e dobrar na Avenida Vivaldo Lima, Travessa dos Franceses, Avenida Desembargador João Machado e Avenida Djalma Batista.

Sábado (7)

A interdição da Avenida Constantino Nery acontecerá nos dois sentidos (bairro/Centro e Centro/bairro) e o fluxo das linhas será desviado para a Avenida Djalma Batista, a partir do Viaduto de Flores, com o seguinte percurso:

– Sentido bairro/Centro: Avenida Torquato Tapajós, Avenida Mário Ypiranga, Avenida Djalma Batista, Avenida Álvaro Maia, Rua Elvira Dantas (retorno no Centro de Convivência), Avenida Brasil, Avenida Constantino Nery (T1), Centro;

– Sentido Centro/bairro: itinerário normal até a Avenida Getúlio Vargas, Avenida Joaquim Nabuco, Avenida Djalma Batista, Avenida Torquato Tapajós, itinerário normal.

Anúncio