Prefeitura de Manaus manterá funcionamento de serviços essenciais durante o feriado

A maternidade Moura Tapajóz, na Compensa 1, zona oeste, estará aberta 24 horas nesse período

Manaus – A Prefeitura de Manaus informa que no feriado da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15), manterá o funcionamento dos serviços essenciais do município, voltando à normalidade na próxima segunda-feira (18).

Na área da saúde, a maternidade Moura Tapajóz, localizada na Avenida Brasil, 1.335, bairro Compensa 1, zona oeste, estará aberta 24 horas no período. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192-Manaus) também irá manter o plantão 24 horas, atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192.

No feriado, no sábado e no domingo (dias 15, 16 e 17), haverá atendimento, das 8h às 12h, na sala de vacinação da UBS Dr. José Rayol dos Santos, na Avenida Constantino Nery, ao lado da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), por ser referência na vacinação antirrábica humana.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de horário ampliado não terão atendimento nesta sexta e sábado. Aos domingos, as unidades já não funcionam.

As UBSs, Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, Laboratórios, Farmácias Gratuitas e Centros de Atenção Psicossocial suspendem as atividades retornando na segunda-feira (18).

Serviço de coleta domiciliar funcionará em ritmo de plantão e com atenção nas principais avenidas e no Centro de Manaus (Foto: Arquivo Semcom/Divulgação)

Na área da limpeza, atividades de capinação, limpeza de igarapés, jardinagem, mutirão de limpeza e conscientização da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) vão atuar com equipes e expedientes reduzidos neste feriado. Os serviços de varrição das ruas e coleta domiciliar funcionam em ritmo de plantão e com atenção nas principais avenidas e no Centro de Manaus.

Os serviços voltam a funcionar seguindo a programação normal no sábado (16), com todas as equipes e serviços nas ruas.

Cultura

O Museu da Cidade de Manaus, localizado no Centro Histórico, funcionará nesta sexta-feira (15), em horário especial, das 9h às 14h (com última entrada às 13h20). No fim de semana, o horário de visitação não será alterado, permanecendo das 9h à 17h (com última entrada às 16h20).

Aberto de terça a domingo, com entrada gratuita, o museu está localizado no histórico prédio do Paço da Liberdade, Rua Gabriel Salgado, s/nº, em frente a Praça Dom Pedro II.

No Centro Cultural Óscar Ramos, o horário de funcionamento também será das 9h às 14h. Inaugurado em outubro deste ano, o local está instalado nas casas 69 e 77, no Centor, consideradas as mais antigas da cidade de Manaus. O minimuseu abriga o acervo de um dos principais artistas amazonenses, Óscar Ramos, que morreu em junho deste ano.

No local, o visitante que for a Casa 69 poderá conferir a exposição permanente de Óscar Ramos. Obras como pintura, escritos, figurinos, produções, desenhos de moda do artista, objetos pessoais como mobílias utilizadas por Óscar e capas de LPs estão entre os artigos e objetos expostos no local. Já a Casa 77 é um espaço voltado para exposições temporárias de artistas como Óscar Ramos, e hoje conta com obras inéditas do artista.

Comércio popular

No Centro, nesta sexta-feira (15), o funcionamento das Galerias Espírito Santo e Remédios é até às 15h. No sábado (16), a Galeria dos Remédios, na Rua Miranda Leão, funciona até às 17h e a Espírito Santo, na Rua Joaquim Sarmento, até às 19h. Já no domingo (17), somente a Galeria Espírito Santo abre suas portas, até às 13h.

O Shopping Phelippe Daou, na Avenida Camapuã, Jorge Teixeira, zona leste, funciona normalmente no feriado do dia 15 e no sábado (16), das 8h às 18h. No domingo (17), o centro de compras permanece fechado.

Já o mercado municipal Adolpho Lisboa, no Centro, funciona das 6h às 12h, tanto no feriado (15), quanto no domingo (17). No sábado (16), o funcionamento do mercadão é normal, das 6h às 17h.

Anúncio